CIDADE

Dia dos Namorados

No Brasil, o dia dos namorados é comemorado dia 12 de junho. Na maioria dos países como EUA, Itália, Japão e Espanha, a data escolhida é 14 de fevereiro, dia de São Valentim, um santo devoto do amor. É uma data que une casais apaixonados e que a troca de presentes é comum.

Segundo a pesquisa da Federação do Comércio os presentes mais comuns são roupas, perfumes, sapatos, CDs ou DVDs, além do famoso encontro à dois como almoço ou jantar, uma tradição comum entre os enamorados.

Para Diná Maria Zanatta, 36 anos, gerente da loja Loft At The Mall, “Essa data faz a diferença no comércio é um dia que aquece os namorados, melhora muito as vendas”. Para a gerente, as vendas têm muito a ver como os apaixonados se vêem, “A roupa, um dos presentes mais procurados nesse dia tem muito a ver com a identificação, as pessoas procuram nas roupas o que elas vêem no outro, na maioria das vezes elas imaginam seu parceiro como estivessem usando a roupa”, comenta Diná.

Um dia em que o comércio comemora muito as vendas, segundo a pesquisa de Perspectiva Empresarial da Serasa, neste dia há um aumento de 31% nas vendas dos grandes estabelecimentos comerciais. Um dos aspectos que faz que haja uma elevação das compras para o Dia dos Namorados, são as melhores condições de financiamento como prazos mais longos, juros menores entre outras condições favoráveis para o consumo a dois.

Na enquete realiza pelo Maringá.Com, houve um equilíbrio com os internatas entre 13% e 14% para comprar presentes que variam de R$ 50,00 e R$ 100,00. Já para os 33% ainda precisam arranjar uma namorada (o) para poder comprar o presente no dia mais romântico do ano.

Liziane Neu