MEIO AMBIENTE

Dia Mundial do Meio Ambiente em Maringá.

Criado há pouco mais de 30 anos pela Assembléia Geral da ONU para marcar a abertura da Conferência sobre Meio Ambiente Humano, 5 de junho, é O Dia mundial do Meio Ambiente. A data costuma ser lembrada com denúncias de diversos atentados contra a natureza e com alertas de perigos iminentes para a vida na Terra. Em geral, são informações sobre catástrofes climáticas, agravadas pelo aquecimento global, extinções de espécies de animais e plantas, escassez de água doce, poluição atmosférica e devastação de florestas.

Em Maringá o tema principal da Semana Mundial do Meio Ambiente é “Conhecendo e enfrentando os desafios para a sustentabilidade”. A cidade mostra sua contribuição: casas ecologicamente corretas, reaproveitamento de pneus que geram energia, propostas arquitetônicas como o reaproveitamento da água da chuva, etc.

Uma semana aproveitada em todo o mundo para chamar a atenção política para os problemas e para as necessidades de ações urgentes voltadas para as principais questões ecológicas discutidas pelo Brasil e o mundo, como o Aquecimento Global que pode mudar drasticamente a vida e por isso precisam de soluções rápidas.

A cidade maringaense terá a semana voltada para cursos, exposições como a de Rogel Barbosa sobre “Biopuster: nova tecnologia na disposição de resíduos sólidos” e palestras com o engenheiro químico Edson Ikeda que vai falar sobre “Gestão de resíduos sólidos urbanos” e Sérgio Antônio Viotto e o professor da Universidade Estadual de Maringá -UEM, Paulo Soares, falando sobre “Poluição sonora – conseqüências e prevenções”, além de blitz ecológica.

Para finalizar a semana em Maringá vai ser realizado um plantio de mudas de árvores para recomposição em área de fundo de vale, no Parque Gralha Azul, Córrego Mandacaru, no Conjunto Ney Braga.

Liziane Neu