SAÚDE

Postos de saúde vacinam idosos contra gripe no sábado

Além das duas semanas disponíveis para que pessoas com mais de 60 anos possam receber a vacina contra a gripe, neste sábado (28) todos os postos de saúde e a Secretaria da Saúde estarão abertos das 8 às 17 horas exclusivamente para realizar a vacinação.

A vacinação contra a gripe para idosos, este ano, prossegue até dia 4 de maio.3

Lançada na última segunda-feira (23), a campanha pretende vacinar 29.565 idosos.

O secretário da Saúde, Antonio Carlos Narti, ressalta que a vacinação contra a gripe é uma maneira de prevenir complicações de doenças respiratórias: “Desde que a vacinação dos idosos tem sido realizada, a redução de internações por gripes e pneumonias reduziu entre 60 e 70%.

o calendário deste ano está bastante amplo, para que as pessoas possam ser vacinadas”.

Durante a campanha também será possível atualizar as doses contra tétano, difteria, febre amarela e infecções pneumocócicas.

Com isso é possível proteger um dos segmentos da população mais vulnerável a complicações da gripe e de outras doenças preveníveis por vacinas.

A vacina contra a gripe é produzida com base nos três subtipos de vírus de maior circulação no Hemisfério Sul.

Essa combinação eleva a capacidade de proteção e diminui o risco de contrair a doença em até 90% dos casos.

Depois de aplicada, leva duas semanas para produzir efeito e deve ser tomada todos os anos.

Os vírus presentes na vacina estão mortos e não podem se reproduzir e provocar a doença, o que significa que a vacina não causa gripe.

Estimativas de estudos internacionais indicam que a vacina contra a gripe provoca redução da mortalidade em até 50% entre a população idosa.

Além disso, constam nos resultados desses estudos a redução de 19% do risco de hospitalização por doença cardíaca e em até 23% do risco de doenças cerebrovasculares.

A campanha é realizada, anualmente, em abril, uma vez que o pico de atividade epidêmica, normalmente, acontece entre maio e setembro.

Com a vacinação em abril, a prevenção é feita antes do início do período de maior risco de adoecer.

Informações com a enfermeira Edlene Loureiro Aceti Goes, pelo telefone 3218-3120.