MEIO AMBIENTE

Secretaria do Meio Ambiente lança campanha de descontaminação nesta quarta-feira

Durante a atividade serão dadas orientações sobre a correta destinação de pilhas, baterias e lâmpadas

Terá início nesta quarta-feira (25) a Campanha de Destinação Correta de Lâmpadas, Pilhas e Baterias, promovida pela Secretaria do Meio Ambiente e Agricultura.

As atividades serão realizadas a partir das 9 horas, no Centro de Convivência Comunitário Deputado Renato Celidônio, em frente aos Correios.

Durante todo o dia, até às 16h30, a Prefeitura recolherá lâmpadas .

De acordo com a coordenadora de educação ambiental da Secretaria do Meio Ambiente, Marisa Ereno Colombo, a responsabilidade de coleta é de vendedores e fabricantes dos produtos, mas a Prefeitura recolherá o material nesta quarta-feira para dar início à campanha.

Serão coletadas até cinco lâmpadas por residência e será demonstrada a descontaminação do material.

Não serão recebidas, porém, lâmpadas de estabelecimentos comerciais ou industriais.

No local serão descontaminadas as lâmpadas fluorescentes queimadas do Paço Municipal, através da empresa vencedora de licitação, que descontaminará 10 mil lâmpadas queimadas dos próprios públicos durante o decorrer do ano.

A destinação correta de lâmpadas, pilhas e baterias está prevista na resolução número 255/99 do Conselho Nacional do Meio Ambiente – Conama, na lei municipal número 7055/05, decreto número 1028/06.

a legislação municipal determina os responsáveis pelo recolhimento e descontaminação das lâmpadas, pilhas e baterias e prevêem penalidades para quem descumpri-los.

Os responsáveis pela destinação dos produtos, conforme a legislação, são revendedor e fabricante, que têm responsabilidade socioambiental e legal de receber o material e providenciar sua descontaminação.

A orientação é que a população, ao comprar esses produtos, devolva os que não estão mais sendo utilizados nos locais de revenda.

O objetivo da campanha é informar a população da responsabilidade dos estabelecimentos de receber o material.

Pilhas, baterias e lâmpadas são compostas por substâncias tóxicas ao homem e ao meio ambiente.

Dentre os componentes, fazem parte metais pesados como mercúrio, chumbo e cádmio.

O manuseio inadequado pode acarretar acidentes e colocar em risco solo, recursos hídricos, flora e fauna local.

Para a saúde humana, os danos podem atingir o cérebro e sistema nervoso central, por exemplo.

Como parte da campanha, a partir das 19 horas será realizada no SESC a palestra “Resíduos de metais pesados: o que fazer com pilhas, lâmpadas e baterias”.

Informações com a coordenadora de educação ambiental da Secretaria do Meio Ambiente, Marisa Ereno Colombo, pelo telefone 3221-1517.