Exposição “Cadeias de união” retrata história da maçonaria em Maringá
Acervo traz personagens históricos da cidade que fizeram parte da instituição. Veja horário de visitação.

A abertura da exposição “Maçonaria: cadeias de união”, organizada pela Gerência de Patrimônio Histórico da Secretaria da Cultura de Maringá, em parceria com o Museu Maçônico da cidade, ocorreu neste sábado (5), às 19h30.
A exposição ficará disponível para visitação no Museu de História e Arte Hélenton Borba Cortes, no primeiro andar do Teatro Calil Haddad, até o dia 5 de junho. A entrada é gratuita e a classificação é livre.
- Comida di Buteco 2025 tem receitas criativas e muita história pra contar
- Conheça a história da rinoceronte Cacareco, ‘eleita’ para a Câmara de SP com quase 100 mil votos
- Paranaguá é a pior cidade do Brasil para ser mulher, aponta estudo inédito
Além de retratar maçons que fizeram parte da vida pública de Maringá, a exposição relata a história da instituição na cidade e os projetos desenvolvidos para a sociedade.
O secretário de Cultura, Tiago Valenciano, explica que “falar sobre maçonaria é, sobretudo, desmistificar crenças e paradigmas e reconhecer quem, muitas vezes de forma anônima, contribuiu para o crescimento de Maringá”.
A visitação está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h, e aos sábados e domingos, das 8h às 18h. Grupos e escolas podem organizar visitas guiadas por meio da gerência de Patrimônio Histórico pelo telefone (44) 3218-6120.