CULTURA

Elisa Riemer abre a exposição imersiva “AnatoMinha” no CAC a partir de 28 de agosto

Exposição gratuita segue em cartaz até 23 de setembro. Saiba mais.

Elisa Riemer abre a exposição imersiva “AnatoMinha” no CAC a partir de 28 de agosto
Público visitante poderá ver as obras já criadas e expostas pela artista de outra perspectiva, pela primeira vez animadas em 2D, projetadas e expostas em telas digitais. - Foto: Giulio Peron

No próximo dia 28, a artista visual Elisa Riemer, em parceria com o produtor cultural Vanderlei Junior, abre no CAC Márcia Costa a exposição “AnatoMinha - uma odisseia imagética a partir de uma narrativa audiovisual”. Trata-se de uma exposição imersiva que explora o uso da tecnologia e a representação do corpo feminino a partir de imagens da anatomia humana.

Riemer explora a técnica da colagem digital, da animação bidimensional e da projeção mapeada, criando uma experiência multisensorial para o espectador. “Essa parte pra mim foi a mais emocionante: eu conseguir entrar no meu próprio universo imagético e ver as minhas obras com vida, animadas, com a expressão mais forte. É lindo, é apaixonante”, comenta a artista.

Leia também:

Em “AnatoMinha”, o público visitante poderá ver as obras já criadas e expostas por Riemer de outra perspectiva, pela primeira vez animadas em 2D, projetadas e expostas em telas digitais, com o auxílio de equipamentos como projetores, televisores e hologramas. Além disso, a exposição terá recursos interativos e sensoriais que dialogam com os corpos femininos, sempre presentes na produção da artista.

Elisa Riemer é uma artista multifacetada com mais de 10 anos de carreira dedicados às artes visuais na cidade de Maringá, tendo realizado exposições coletivas e individuais no âmbito municipal, nacional e internacional. Seus trabalhos possuem relevância nacional e sua poética é tema de estudos acadêmicos. Riemer apresenta um trabalho potente a partir da figura feminina e suas diversas representações, utilizando principalmente a técnica da colagem.

“AnatoMinha” é a segunda exposição solo da artista em Maringá. Já Vanderlei Junior é artista da cena e se dedica a poéticas visuais e sonoras do fazer teatral há mais de cinco anos. Os dois estiveram em colaboração na instalação “Catedral”, uma das obras da exposição “Entre Corpos e Galáxias”, realizada por Elisa em 2022. Neste projeto, ele assina a produção artística.

"A poética visual da Elisa Riemer é exercício intenso de observação, pela riqueza de detalhes. Com a tecnologia e a animação aliadas ao trabalho, podemos prender a atenção de quem observa. As telas e projeções ganham um outro sentido, mais intenso, de observação ativa. É um privilégio poder contribuir com um trabalho tão relevante artisticamente", comenta Junior.

Viabilizada por meio do Prêmio Aniceto Matti, a exposição fica em cartaz no Centro de Ação Cultural Márcia Costa (Av. XV de Novembro, 514), na Sala Lukas, até o dia 23 de setembro, com entrada gratuita e mediação cultural. Conta com recursos de audiodescrição das obras.

O horário de visitação é de segunda a sexta-feira das 9h às 17h30. Em alguns dias a exposição estará aberta em horários excepcionais: nos dias 3, 6, 9 e 17 de setembro estará aberta também das 18h30 às 22h e nos dias 31/08, 14/09 e 21/09 das 19h às 22h.

2 Coelhos Comunicação e Cultura