IDR-Paraná abre inscrições para curso de classificação e degustação de café
São 20 vagas para o exercício profissional da atividade. Saiba detalhes.

O IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná — Iapar-Emater) abre nesta quarta-feira (15) as inscrições para o curso “Classificação Física e Degustação de Café Beneficiado Grão Cru”.
São oferecidas 20 vagas, e os participantes que alcançarem aproveitamento poderão se habilitar no Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) para o exercício profissional da atividade.
Leia também:
- Hotel do Paraná supera Copacabana Palace no Guia Michelin
- Novos radares de velocidade começam a funcionar em rodovias do Paraná; confira os locais
- OAB pede fechamento de oito cursos de Direito no Paraná
As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição. O curso tem 160 horas e é inteiramente presencial, com aulas teóricas e práticas no Centro de Pesquisa em Qualidade do Café do IDR-Paraná, em Londrina, em quatro módulos, programados para o período que vai de 2 de fevereiro a 6 de março de 2026.
A grade temática contempla a legislação que regula a atividade no Brasil, análise física — atributos de grãos crus, como defeitos, peneira e cor — e, também, avaliação sensorial (degustação) de corpo, aroma, sabor e balanço da bebida.
Podem participar profissionais de ciências agrárias e áreas correlatas, com formação a partir do nível médio. O valor da inscrição é de R$ 8 mil.
Junto com os documentos pessoais e a comprovação de formação profissional, é obrigatório apresentar o certificado de conclusão do curso “Conhecimentos Gerais de Classificação Vegetal”, disponível online, e gratuitamente, na plataforma da Enagro (Escola Nacional de Gestão Agropecuária), ligada ao Mapa.
Mais informações e inscrições pelo WhatsApp (43) 3376-2364, até o dia 10 de janeiro.