SAÚDE

Por que as mudanças repentinas de temperatura afetam nossa saúde?

Com a instabilidade do clima em Maringá, casos de gripe, pneumonia, alergias e até problemas cardíacos podem se intensificar. Entenda o efeito no organismo e como se proteger.

Por que as mudanças repentinas de temperatura afetam nossa saúde?
Mudanças repentinas na temperatura podem causar estresse respiratório e cardiovascular, afetando diretamente a imunidade do organismo. - Foto: Freepik

Maringá e região passam por dias de mudança drástica na temperatura, apresentando diferença de até 10°C de um dia para outro. Nesse período, o sistema imunológico é posto à prova fazendo com que problemas ligados a vias respiratórias e cardiovasculares se intensifiquem deixando todos vulneráveis e com a imunidade abalada.

Mas afinal, porque as mudanças repentinas de temperatura afetam tanto a nossa saúde?

Nosso corpo trabalha constantemente para manter uma temperatura interna ideal. Esse trabalho tem influência direta do clima externo para manter um equilíbrio e, quando uma drástica mudança de clima acontece, o organismo sofre para regular a temperatura, causando estresse cardiovascular e respiratório, nos deixando vulneráveis a vírus e bactérias. Tais estresses afetam a imunidade do organismo e podem acarretar doenças como gripe, resfriado, bronquite, pneumonia, alergias, nariz congestionado e problemas cardiovasculares.

De acordo com o professor Max Grinberg, do Hospital de Clínicas da USP, o risco para pessoas com problemas cardiovasculares em períodos de mudança repentina de clima se dá pela alteração na espessura do sangue, que varia conforme a temperatura do corpo.

“Quando a oscilação de clima é do frio para o quente, o sangue fica menos espesso e a pressão arterial tende a cair. Já no caso do quente para o frio, o sangue engrossa e a pressão arterial pode aumentar muito, causando uma crise hipertensiva”, destaca Grinberg em entrevista à UOL.

Além dos problemas físicos, é cientificamente comprovado que as mudanças de temperaturas também afetam o humor e raciocínio. Chamado de transtorno afetivo sazonal, o clima mais frio pode causar desânimo e abaixar os níveis de serotonina, o hormônio da felicidade e disposição. Já no calor, o cansaço e exaustão, tanto mental quanto físico, são os principais sintomas.

Vale destacar que crianças e idosos são os mais afetados pelas doenças de mudança no clima. No entanto, pessoas que já possuem problemas respiratórios e/ou cardiovasculares também se tornam mais vulneráveis nesse período.

A seguir, confira uma lista com cuidados necessários para não sofrer com a mudança repentina de temperatura.

  1. Beba água: é essencial beber bastante água para ajudar a manter úmido o muco que protege as vias respiratórias.
  2. Se sair de casa, use roupas em camadas: usar roupas de frio por cima de roupas de calor é uma excelente forma de conseguir se adaptar ao clima instável. Também é válido sempre andar com uma blusa de frio na bolsa, mesmo em dias quentes.
  3. Mantenha boas práticas alimentares e físicas: um corpo fraco tende a ser mais afetado pela mudança de clima. Por isso, ter uma boa alimentação e praticar exercícios é uma ótima forma de fortalecer o sistema imunológico, evitando doenças do clima.
  4. Vacinação em dia: a vacina contra gripe é disponibilizada gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde. Manter a carteirinha atualizada é uma forma de se prevenir contra uma das doenças causadas pela mudança repentina de temperatura.
  5. Choque térmico: evite entrar em ambientes muito frios ou muito quentes de repente. Aqueça (ou esfrie) o seu corpo gradativamente.
Maringa.Com
Por Gabrielle Nascimento