Saiba onde comprar (e como fazer) o viral “morango do amor”
Doce ganhou destaque nas últimas semanas e se tornou desejo generalizado nas redes sociais.

Febre nas redes sociais, o “morango do amor” tem causado desejo generalizado nos internautas apaixonados por doce. Considerada por muitos uma versão melhorada da tradicional maçã do amor, a sobremesa consiste em um morango envolto de brigadeiro branco e banhado em calda crocante do tipo vidro.
Não se sabe ao certo a origem da receita, mas no período de festas juninas o doce viralizou e se tornou um grande “hit” nas confeitarias e entre quem busca apreciar novas delícias.
Leia também:
- Conta de luz terá bandeira vermelha patamar 2 a partir de agosto
- Maringaense pode integrar time da Cadillac na Fórmula 1 de 2026
- Banda Little B. and the Mojo Brothers lança primeiro single do álbum ‘TROPICADÉLICA’; ouça
A demanda é tamanha que diversos estabelecimentos têm produzido o doce — que muitas vezes esgotam em poucas horas. Em Maringá, a receita do momento pode ser encontrada na Morangolândia (Espaço Tuiuti - Praça Sen. Abilon de Souza Naves, 20 - Zona 03), Vercelli Pasticceria (Av. Laguna, 1895 - Zona 03) e Brioche Crocante (Av. Paraná, 1511 - Zona 7).
Morango do faturamento
Além de padarias e confeitarias, muitas pessoas têm visto na receita a oportunidade de faturar uma renda extra. Esse é o caso de Sabrina Correia, jovem de 22 anos apaixonada por doces que se aventurou na venda da sobremesa do momento para ganhar uma graninha.
“Já tinha experiência com doces. Minha mãe sempre vendeu bolo, docinhos e sobremesas e desde criança eu ajudava. Como é uma receita simples com altíssima demanda achei que seria uma boa forma de lucrar”, explica a estudante de psicologia.
Em um curso de regime integral, Sabrina não tem disponibilidade de horário para trabalhar e, por isso, está sempre se virando para ganhar dinheiro. Entre freelances de fim de semana e venda de brigadeiros na faculdade, a estudante destaca que em nenhum momento havia lucrado tanto quanto com a febre do morango do amor.
“A primeira remessa foi de 15 moranguinhos. Levei pra faculdade e em menos de 1 hora já havia vendido tudo. No dia seguinte fiz 20 e também esgotou super rápido. Agora tenho vendido 30 morangos por dia e já tenho até encomendas a serem feitas”, comemora.
Sabrina destaca que tem sido um ganho fácil pela familiaridade com produção de doces e o arsenal de embalagens que a mãe possui. A única dificuldade é encontrar frutas de qualidade para a receita.
“Acredito que todo mundo, assim como eu, viu uma oportunidade de ganhar dinheiro e por isso tem sido cada vez mais difícil encontrar morangos bons. Já aconteceu de eu ir duas vezes ao mercado e eles terem esgotado. Tive que correr atrás e inclusive pagar mais caro para garantir a produção”, destaca.
Com as vendas, a estudante tem conseguido guardar um dinheirinho extra, mas destaca que não levará o negócio além. “Tenho certeza que essa febre vai passar, mas esse dinheiro vai permanecer comigo e será muito bem usado”, diz aos risos.
Como fazer o morango do amor
A seguir, confira a famosa e simples receita do morango do amor — seja para saborear ou para vender.
Ingredientes
- Morangos frescos e firmes, lavados e com os cabinhos;
- 1 lata de leite condensado;
- 1 colher de sopa sem sal;
- 2 a 4 colheres de leite em pó;
- ½ caixa de creme de leit;
- 2 xícaras de açúcar;
- 1 xícara de água;
- 1 colher de chá de vinagre branco (ajuda a calda a não cristalizar e a ficar crocante);
- Palitos de churrasco ou palitos de sorvete;
- Óleo vegetal (para untar a forma ou superfície);
- Corante alimentício na cor vermelha.
Equipamentos necessários
- Panela média de fundo grosso;
- Termômetro de cozinha (opcional, mas recomendado para maior precisão);
- Assadeira ou superfície lisa (mármore, bancada) untada.
Modo de preparo
Parte 1: preparando o brigadeiro
Em uma panela de fundo grosso, misture o leite condensado, a manteiga e o leite em pó (e o creme de leite, se for usar). Leve ao fogo médio, mexendo sempre, até o brigadeiro desgrudar do fundo da panela e atingir um ponto de enrolar firme. Quando você passar a espátula, ele deve soltar do fundo da panela e formar uma "bola".
Transfira o brigadeiro para um prato untado com manteiga ou um refratário. Cubra com plástico filme em contato direto com o doce (para não criar película) e deixe esfriar completamente em temperatura ambiente. Você pode acelerar o processo levando à geladeira por algumas horas, mas certifique-se de que esteja realmente frio e firme para modelar.
Parte 2: envolvendo os morangos com brigadeiro
Lave os morangos e seque-os delicadamente, mas muito bem, com papel toalha. A umidade é inimiga da calda crocante e da aderência do brigadeiro.
Com as mãos untadas com um pouquinho de manteiga ou óleo, pegue pequenas porções de brigadeiro (o suficiente para cobrir um morango). Achate essa porção na palma da mão.
Envolva cada morango com o brigadeiro, moldando delicadamente para cobrir completamente a fruta e formar uma bolinha uniforme. Tente não apertar muito para não esmagar o morango. Se preferir, espete o palito no morango antes de cobrir com brigadeiro, pelo lado do cabinho.
Arrume os morangos já cobertos com brigadeiro em um prato ou assadeira e leve à geladeira por cerca de 10-15 minutos. Isso ajuda o brigadeiro a firmar e facilita a imersão na calda.
Parte 3: preparando e aplicando a calda crocante
Em uma panela limpa e de fundo grosso, adicione o açúcar, a água e o vinagre. Se for usar corante, adicione algumas gotas agora e misture bem antes de levar ao fogo.
Leve ao fogo médio-alto, sem mexer, até a calda atingir o ponto de bala dura (entre 150°C e 160°C). Se não tiver termômetro, faça o teste do copo de água gelada: pingue uma gota da calda em um copo com água gelada. Se ela endurecer instantaneamente e quebrar ao ser mordida (como um vidro), está no ponto.
Retire a panela do fogo imediatamente. Pegue um morango já com o palito, mergulhe-o rapidamente na calda, girando para cobrir todo o brigadeiro. Deixe o excesso escorrer de volta para a panela. Trabalhe rápido, pois a calda endurece em poucos minutos.
Coloque o morango banhado sobre uma superfície previamente untada com óleo (assadeira, papel manteiga, mármore). Repita com os demais morangos. Se a calda endurecer na panela, você pode aquecê-la novamente em fogo baixo por alguns segundos, mas tenha cuidado para não queimar.
Deixe os morangos esfriarem completamente e a calda endurecer. O ideal é consumir no mesmo dia para garantir a crocância máxima.