Silvio Barros aparece algemado em vídeo filmado em escola vandalizada do Conjunto Requião
Prefeito de Maringá acredita que depredação da unidade escolar foi uma “encomenda” com o objetivo de passar um recado para a gestão municipal.

O prefeito de Maringá, Silvio Barros (PP), publicou em suas redes sociais um vídeo no qual aparece algemado após mostrar os estragos causados pela depredação da Escola Municipal Ângela Vergínia Borin, no Conjunto Requião.
No último sábado (26), três menores de idade, incluindo um aluno da escola, quebraram vidros, danificaram equipamentos e depredaram materiais pedagógicos dois dias antes do retorno dos alunos após as férias de julho.
Equipes das secretarias de Educação, Limpeza Urbana e Infraestrutura montaram uma força-tarefa para limpar a escola no final de semana e receber os alunos nesta segunda-feira (28).
Leia também:
- Lei determina fibromialgia como deficiência a partir de 2026
- Iporã abre Processo Seletivo Simplificado com salários de até R$ 5,5 mil
- Flim 2025 abre editais para autores, lançamentos literários, ilustradores e uso de estandes
Barros chamou o episódio de um “ataque à cidadania” e acredita que o vandalismo possa ter sido “encomendado”. “Fizeram um estrago danado, mas nada foi roubado. A suspeita é de que alguém está usando crianças para passar um recado para a sociedade e, talvez, para a gestão pública”, explicou no vídeo.
O Conselho Tutelar e a Guarda Municipal foram acionados e um boletim de ocorrência sobre o caso foi registrado. Os responsáveis pelas crianças serão responsabilizados.
“É impossível ficar imune diante dessa constatação”, escreveu o prefeito nas redes sociais. “Nossa gestão se esforça para manter as estruturas públicas em pleno funcionamento. E dá apoio para que as equipes estejam preparadas em acolher, a ajudar a comunidade escolar. Mas todos nós, maringaenses, precisamos que essa consciência seja coletiva e que a aplicação das medidas legais seja mais rigorosa”.
Os secretários de Segurança Pública, Delegado Luiz Alves, e Infraestrutura, Vagner Mussio, assim como outras servidoras, também apareceram algemados no final do vídeo.