SAÚDE

HUM receberá 18 novos leitos pediátricos

Do total, dez são destinados para a enfermaria e oito para a UTI. Aumento de leitos acontece em meio à alta de casos de infecções respiratórias.

HUM receberá 18 novos leitos pediátricos
Na 15.ª Regional de Saúde de Maringá, desde janeiro deste ano, já foram notificados 569 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), 341 (60%) em menores de 12 anos. - Foto: Reprodução/Gilson Abreu/AEN

Foi autorizada, a partir desta terça-feira (28), a abertura de 18 novos leitos pediátricos no Hospital Universitário de Maringá (HUM). São oito Unidades de Terapia Intensiva (UTI), disponibilizadas gradativamente, e dez leitos de enfermaria, que já começaram a receber pacientes. O aumento no número de leitos surge em meio à chegada do outono e à subida na quantidade de casos de gripe, especialmente entre crianças.

“Esse reforço é para o enfrentamento da crise sazonal de infecções respiratórias. Os casos com a prevalência de vírus sincicial respiratório, principalmente nas crianças, muitas vezes evoluem para complicações que necessitam de internamentos, por isso essa ampliação é tão importante”, disse o secretário de Estado da Saúde, César Neves.

Na 15.ª Regional de Saúde de Maringá, desde janeiro deste ano, já foram notificados 569 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), 341 (60%) em menores de 12 anos. Dentre estes casos, 81 (23,8%) são de Vírus Sincicial Respiratório (VSR) e 60 (17,6%) de Rinovírus.

“Este é um momento de pressão sob o sistema hospitalar e não podemos medir esforços para viabilizar a ampliação de leitos de UTI e enfermaria para o atendimento das crianças acometidas por essas viroses”, acrescentou o secretário municipal de Saúde, Clóvis Melo.

Segundo a superintendente do HUM, Cremilde Trindade Radovanovic, a abertura desses leitos possibilitará o atendimento de crianças com complicações respiratórias neste período de crise e alta demanda na 15ª Regional de Saúde. “Estamos trabalhando em parceria com a Sesa e a Secretaria municipal no implemento de equipamentos e recursos humanos. Desta forma conseguimos assegurar assistência adequada para todas essas crianças”, disse.

Maringa.Com, com informações da Agência Estadual de Notícias
Por Vanessa Santa Rosa