CINEMA

26 produções indicadas ao Oscar 2023 para assistir no streaming

Filmes, documentários e curtas prestigiados pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood podem ser assistidos do sofá de casa.

26 produções indicadas ao Oscar 2023 para assistir no streaming
‘Vulcões: A Tragédia de Katia e Maurice Krafft’, documentário disponível na Disney Plus. - Foto: Divulgação

Você tem 24 horas livres nesse final de semana? Esse é o tempo que leva para assistir a todos os longas indicados a melhor filme na 95.ª edição do Oscar, que acontece neste domingo (12).

Alguns deles estão em cartaz nos cinemas, outros ainda não estrearam por aqui. No entanto, a maioria das produções indicadas ao maior prêmio da noite estão disponíveis nos streamings, assim como filmes, curtas e documentários presentes em outras categorias. Por isso, o Maringa.Com preparou uma lista com tudo que pode ser assistido em casa antes da cerimônia mais importante do cinema:

'Elvis' (HBO Max)

O filme grandioso de Baz Luhrman está indicado a nove estatuetas e conta a história de Elvis Presley (Austin Butler), o rei do rock and roll, tendo como perspectiva a relação conturbada que manteve com seu empresário, Colonel Tom Parker (Tom Hanks)

‘Nada de Novo no Front’ (Netflix)

Este longa de guerra épico da Netflix é sobre um grupo de amigos, encantados pelo heroísmo romântico do patriotismo, que decidem se alistar voluntariamente no exército alemão. No entanto, quando chegam às trincheiras, os jovens descobrem os horrores da Primeira Guerra Mundial.

‘Nada de Novo no Front’ concorre em dez categorias, incluindo melhor filme e melhor filme internacional.

‘Top Gun: Maverick’ (Telecine)

Depois de mais de 30 anos como piloto de caça da marinha americana, Pete “Maverick” Mitchell (Tom Cruise) recebe a missão de treinar um grupo de jovens Top Guns a enfrentar uma missão extremamente perigosa, nunca feita antes, e que parece impossível.

Indicado a melhor filme, e a outros cinco prêmios, ‘Top Gun: Maverick’ foi um estouro nas bilheterias e marcou o retorno massivo do público ao cinema durante a pandemia.

‘Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo’ (Em cartaz nos cinemas e no Amazon Prime)

‘Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo’ foi o filme mais comentado de 2022, um sucesso inesperado e, também, o longa com mais indicações no Oscar deste ano. São 11, no total.

Lançado em abril do ano passado, a aventura nos multiversos acompanha a imigrante chinesa Evelyn (Michelle Yeoh), endividada e infeliz, que pode salvar as coisas e pessoas mais importantes para ela ao se conectar com as vidas que poderia ter tido em outros universos.

‘Triângulo da Tristeza’. Créditos: Divulgação

‘Triângulo da Tristeza’ (Amazon Prime)

Dois modelos são convidados a fazer parte de um cruzeiro luxuoso, com passageiros extremamente ricos. Tudo parece perfeito, até que a viagem termina de maneira catastrófica.

O filme, que se junta a uma leva de produções que tiram sarro do modo de vida dos super ricos, como a série da HBO ‘The White Lotus’, está indicado a melhor filme.

‘Pantera Negra: Wakanda Para Sempre’ (Disney Plus)

Wakanda está em luto após a morte do rei T’Challa. Agora, a rainha Ramonda (Angela Bassett) e Shuri (Letitia Wright) precisam proteger seu reino da intrusão do mundo exterior e trilhar um novo caminho para Wakanda.

O filme da Marvel foi indicado a cinco categorias, incluindo melhor atriz coadjuvante, com Angela Bassett, e melhor canção original, com ‘Lift Me Up’, cantada por Rihanna, que vai se apresentar na cerimônia.

‘Batman’ (HBO Max)

O Batman de 2022 é emo, jovem e ouve Nirvana. No concorrente de categorias técnicas, como melhor som, faz apenas dois anos que Bruce Wayne (Robert Pattinson) está lutando contra o crime em Gotham quando descobre que sua família está conectada à corrupção da cidade, enquanto enfrenta um serial killer psicótico, o Charada.

‘Bardo, Falsa Crônica de Algumas Verdades’ (Netflix)

O trabalho mais recente de Alejandro González Iñárritu é praticamente autobiográfico, mas envelopado em surrealismo. Neste filme, indicado a melhor fotografia, um jornalista mexicano volta para seu país depois de ganhar um prêmio renomado e acaba entrando em uma crise existencial.

‘Argentina, 1985’ (Amazon Prime)

Os argentinos buscam seu terceiro Oscar de melhor filme estrangeiro com ‘Argentina, 1985’, filme baseado na história real. Nos anos 1980, um time de advogados batalha para que a justiça seja feita — e os militares sejam condenados — depois dos anos violentos da ditadura.

‘RRR (Revolta, Rebelião, Revolução)’ (Netflix)

A saga épica ‘RRR (Revolta, Rebelião, Revolução)’ sobre a história de dois revolucionários da Índia pré-independência é um espetáculo multi gêneros: ação, drama, comédia romântica e musical, tanto que o longa indiano concorre a melhor canção original com ‘Naatu Naatu’, música que faz parte da sequência mais dançante do filme.

‘Glass Onion: Um Mistério Knives Out’ (Netflix)

Depois do grande sucesso de ‘Knives Out’ (2019), o diretor e roteirista Rian Johnson — indicado a melhor roteiro adaptado —retorna com mais um assassinato para ser resolvido pelo detetive Benoit Blanc (Daniel Craig) na ilha paradisíaca de um milionário e rodeado por um grupo de amigos excêntrico.

‘Blonde’. Créditos: Divulgação/Netflix

‘Blonde’ (Netflix)

A única indicação da vida ficcionalizada de Marilyn Monroe, dirigida por Andrew Dominik, é para a atuação de Ana de Armas, na categoria de melhor atriz. O filme mostra a vida pessoal conturbada, de um dos rostos mais icônicos do cinema. O preço da fama, os casamentos e as relações com os homens são as principais discussões do longa.

Curtas animados

‘The Flying Sailor’ (YouTube)

Inspirado na história de um marinheiro que estava na explosão de Halifax, em 1917, voou dois quilômetros de distância e sobreviveu para contar a história, o personagem de ‘The Flying Sailor’ contempla a grandiosidade do universo enquanto flutua galáxia adentro.

‘My Year of Dicks’ (Vimeo)

Uma narrativa engraçada baseada nos livro de memórias da autora e roteirista Pamela Ribon, ‘My Year of Dicks’ conta a história de uma garota tentando perder a virgindade aos 15 anos.

‘O Menino, a Toupeira, a Raposa e o Cavalo’. Créditos: Divulgação/Apple TV+

‘O Menino, a Toupeira, a Raposa e o Cavalo’ (Apple TV)

Este curta animado é baseado no livro homônimo de Charlie Mackesy e acompanha a amizade entre um menino, uma toupeira, uma raposa e um cavalo. Essa união pode parecer estranha, mas, juntos, eles aprendem sobre o que é gentileza, coragem e esperança.

Curta live action:

‘Le Pupille’ (Disney Plus)

Ambientado em um internato católico para garotas durante a guerra, e com a história girando em torno de um bolo natalino, ‘Le Pupille’ é um curta live action sobre inocência, ganância e fantasia.

Documentários (curta metragem):

‘Como cuidar de um bebê elefante’ (Netflix)

O curta-documentário da Netflix acompanha um casal da Índia que cuida de um bebê elefante e trabalha incansavelmente para garantir sua sobrevivência.

‘Haulout’. Créditos: Divulgação

‘Haulout’ (YouTube)

O aquecimento global e as consequências climáticas são os protagonistas de ‘Haulout’. No ártico da Sibéria, um cientista descobre que as temperaturas cada vez mais altas do oceano causam dificuldade na migração das morsas.

‘Stranger at the Gate’ (Youtube)

A chegada inesperada da fé impediu que um soldado da marinha, com estresse pós-traumático, cometesse um atentado contra muçulmanos no estado da Indiana, nos EUA.

Documentários:

‘O Efeito Martha Mitchell’ (Netflix)

Martha Mitchell foi a denunciante mais improvável do caso Watergate, escândalo da política americana que resultou na renúncia do presidente Richard Nixon, em 1974. Republicana e esposa do procurador-geral dos EUA, ‘O Efeito Martha Mitchell’ conta sua história.

‘Tudo o Que Respira’ (HBO Max)

Dois irmãos de Nova Delhi dedicam suas vidas aos milhafres-pretos, aves que sofrem risco de extinção devido à destruição do meio ambiente.

‘Vulcões: A Tragédia de Katia e Maurice Krafft’ (Disney Plus)

Os franceses Katia e Maurice Krafft eram vulcanólogos e caçadores de erupções pelo mundo, com o objetivo de mostrar o poder destrutivo dos eventos. Este documentário acompanha a fixação do casal pelos vulcões, que, no fim, acabou os matando, com registros filmados por eles mesmos.

‘Navalny’ (HBO Max)

Uma tentativa de assassinato descarada de Alexei Navalny, líder da oposição russa, inspirou ‘Navalny’, que acompanha as investigações e mostra a luta do político pela reforma democrática em seu país.

Animação:

‘Pinóquio de Guillermo del Toro’ (Netflix)

O diretor Guillermo del Toro reinventou uma das histórias mais conhecidas do mundo em um stop motion de encher os olhos. Há anos, del Toro insiste que animação não é só coisa de criança e essa convicção está clara em seu ‘Pínóquio’, que tem os horrores da guerra e o fascismo como temas principais dessa história.

‘A Fera do Mar’ (Netflix)

Tudo vai bem na vida de um caçador de monstros marítimos, até que, um dia, tudo vira de cabeça para baixo quando, durante uma de suas aventuras, ele descobre uma menina escondida em seu barco. Agora, ele precisa se aventurar em águas estranhas, acompanhado de uma criança, enquanto procura pelas criaturas mais assustadoras do mar.

‘Red - Crescer é uma Fera’. Créditos: Divulgação/Disney/Pixar

‘Red - Crescer é uma Fera’ (Disney Plus)

Por si só, as mudanças que vêm com a adolescência já são difíceis, mas, para Mel, tudo fica ainda pior. Graças a uma herança genética das mulheres de sua família, ela se torna um grande urso panda vermelho e peludo sempre que vive emoções muito fortes.

Maringa.Com
Por Vanessa Santa Rosa