SEGURANÇA

Maringá terá uma unidade da Delegacia Cidadã; prazo para entrega da obra é de um ano

Realizada em duas etapas, a construção terá 1.791,23 m² e três pavimentos.

Maringá terá uma unidade da Delegacia Cidadã; prazo para entrega da obra é de um ano
A Delegacia Cidadã reúne em uma mesma estrutura, e de forma mais humanizada, os serviços de atendimento para as vítimas de crimes e o público em geral. - Foto: SECID

O secretário das Cidades, Eduardo Pimentel, assinou na quarta-feira (15) uma ordem de serviço que garante a implementação de uma Delegacia Cidadã Tipo III em Maringá. O prazo de conclusão da obra é de 360 dias, em duas fases, com operação da Diretoria de Edificações da Secretaria das Cidades (SECID). Na primeira, serão feitos os projetos básico e executivo de arquitetura e engenharia e, na segunda, será realizada a construção do edifício na Rua Thiago Netto, 363, que terá três pavimentos e 1.791,23 m² de área construída.

“O conceito da Delegacia Cidadã é oferecer instalações modernas, de acordo com as inovações necessárias à promoção da segurança pública e com as demandas geradas pelo crescimento da população”, afirmou Pimentel.

A ideia é reunir em uma mesma estrutura, e de forma mais humanizada, os serviços de atendimento para as vítimas de crimes e o público em geral. “É um conceito novo de serviço prestado pela Polícia Civil à comunidade, com todos os cuidados para atender as pessoas da melhor forma e aproximar o Estado e a Polícia da sociedade”, disse o secretário de Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira.

Uma Delegacia Cidadã possui salas para receber, separadamente, vítimas, agressores ou suspeitos, além de ambientes isolados para adolescentes, mulheres e idosos. A estrutura de acesso à delegacia conta com piso tátil alerta e dimensional para pessoas com deficiência visual ou baixa visão. As calçadas no entorno do prédio possuem guias rebaixadas. Internamente, o espaço tem elevadores e sanitários adaptados para pessoas com deficiência.

A Delegacia Cidadã não tem carceragens, apenas uma cela, pequena, para custódia provisória de presos, enquanto for necessário colher os depoimentos para o inquérito policial.

O projeto é, ainda, concebido de forma a centralizar serviços para a população e reduzir custos operacionais da Polícia Civil.

Agência Estadual de Notícias
Por Vanessa Santa Rosa