ECONOMIA

Maringá teve a quarta maior queda no preço dos alimentos em janeiro, informa Ipardes

O índice divulgado analisa o valor dos alimentos nas seis maiores cidades do Paraná.

Maringá teve a quarta maior queda no preço dos alimentos em janeiro, informa Ipardes
O índice analisa o preço dos 35 alimentos mais consumidos pelas famílias - Foto: Geraldo Bubniak/AEN

O Índice de Preços Regional (IPR) de janeiro, realizado pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) e divulgado na terça-feira (7), aponta Maringá como a quarta cidade do estado com maior queda no preço dos alimentos durante o mês (-0,26%).

O índice analisa o preço dos 35 alimentos mais consumidos pelas famílias nas seis maiores cidades do estado. Em janeiro, Curitiba teve a maior queda (-0,66%), seguida por Ponta Grossa (-0,35%), Cascavel (-0,33%), Maringá (-0,26%) e Foz do Iguaçu (0,10%), enquanto Londrina teve a única alta verificada (0,59%). Na média geral, em relação a dezembro, o declínio é de 0,18%

Entre os alimentos, a maior alta foi registrada na batata-inglesa (17,91%). Além disso, ficaram com aumento na faixa de 4% a 5%: maçã, alface, feijão preto e molho e extrato de tomate.

No ano passado, a maçã foi o produto com a maior alta nos preços no estado (96,43%). O coordenador de pesquisas periódicas e editoração do Ipardes, Marcelo Antonio, explica que o aumento se deu devido à safra insatisfatória no sul do país e da dependência na importação da fruta.

Em contrapartida, apresentaram as maiores quedas a cebola, com 27,15% — graças à nova safra chegando aos mercados — a banana-caturra (-17,13%) e o pernil suíno (-14,65%).

Inflação - Se, por um lado, Maringá apresentou a terceira maior queda no preço dos alimentos em janeiro, em 2022, a cidade teve o maior aumento acumulado devido à inflação, com 14,44%, maior que a média do estado, que é de 13,95%. O menor índice de acúmulo é de Londrina, com 13,52%.

Maringa.Com, com informações da Agência Estadual de Notícias
Por Vanessa Santa Rosa