SAÚDE

Atendendo 115 municípios da região, Banco de Leite Humano de Maringá está em busca de doações

O BLH é referência na coleta, pasteurização e distribuição de leite materno e, apenas em 2022, foram mais mil bebês beneficiados.

Atendendo 115 municípios da região, Banco de Leite Humano de Maringá está em busca de doações
A amamentação é fundamental para a saúde de recém-nascidos e suas mães, proporcionando maior conexão e fortalecimento do sistema imunológico. - Foto: Divulgação/UEM

Em 26 anos de história, o Banco de Leite Humano do Hospital Universitário de Maringá (BLH/HUM) se tornou referência na coleta, pasteurização e distribuição de leite para mães de 115 municípios da região. Em 2022 foram 2,5 mil litros de leite que beneficiaram mais de mil recém nascidos.

De acordo com a coordenadora do BLH, Christyna Beatriz Genovez Tavares, a prioridade é o fornecimento do leite para prematuros e bebês de baixo peso que não sugam, internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) Neonatais.

Além de realizar a doação do leite materno, a equipe do BLH também presta suporte a mães que enfrentam dificuldade na amamentação. Elas são orientadas sobre o manejo da amamentação e também a como resolver eventuais dificuldades relacionadas ao aleitamento materno.

A amamentação é fundamental para a saúde de recém-nascidos e suas mães, proporcionando maior conexão e fortalecimento do sistema imunológico. Por isso, às mães que tiverem excesso de leite podem mudar a vida de outras mães que não conseguem amamentar.

As doaççoes de leite podem ser feitas no HUM ou em casa pela própria doadora. “Essas mulheres são orientadas sobre como fazer a ordenha e armazenamento do leite materno e nossa equipe periodicamente vai até o local para recolher os frascos”, destaca Christyna Beatriz.

As interessadas devem entrar em contato pelos telefones (44) 3011-9174 ou (44) 99900-4692.

Universidade Estadual de Maringá
Por Gabrielle Nascimento