SAÚDE

No Dia Mundial de Combate à Aids, ambulatório da UEM realiza campanha de conscientização no campus

Equipes do Ambulatório Médico e de Enfermagem vão passar o dia esclarecendo dúvidas sobre a doença, além de distribuir autotestes e preservativos.

No Dia Mundial de Combate à Aids, ambulatório da UEM realiza campanha de conscientização no campus
Região universitária de Maringá, onde está a UEM, apresenta crescente número de casos de doenças sexualmente transmissíveis. - Foto: Freepik

Para marcar o Dia Mundial de Combate à Aids, celebrado em 1º de dezembro, a equipe do Ambulatório Médico e de Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá (AMB/UEM) vai distribuir, gratuitamente, autoteste de HIV e preservativos (femininos e masculinos) para conscientizar sobre a prevenção e a importância de realizar o diagnóstico antecipado do HIV. 

A ação será realizada nesta quinta-feira (1º), às 11h, no Bloco 6, no câmpus sede da UEM.

De acordo com dados do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) da Secretaria Municipal de Saúde, os casos de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), o que inclui HIV e sífilis, vem aumentando, principalmente na Zona 7, região onde está instalada a UEM.

De acordo com o coordenador do ambulatório da UEM, Sérgio Ricardo Silva, serão disponibilizados testes para HIV em locais de fácil acesso no bloco. “Basta acionar o QR Code estampado na caixa para obter as explicações necessárias e  seguir o protocolo necessário do autoteste”. 

Caso o teste dê positivo, a orientação é buscar o atendimento no CTA, localizado na Rua Tabaetê, esquina com a Rua Assunção ou ligar para (44) 3293-8330.

Universidade Estadual de Maringá
Por Gabrielle Nascimento