SAÚDE

Mutirão de testagem de doenças sexualmente transmissíveis acontece nesta quinta (1)

A ação promovida pela prefeitura de Maringá será realizada no auditório Hélio Moreira.

A foto mostra três exames de testagem para ISTs
O mutirão tem o objetivo de conscientizar a população a respeito da prevenção, diagnóstico e tratamento precoce de Infecções Sexualmente Transmissíveis - Foto: Rafael Macri/PMM

A Secretaria de Saúde realiza nesta quinta-feira (1), no auditório Hélio Moreira, um mutirão de testagem rápida para diagnóstico de HIV, sífilis e hepatites B e C. A ação é aberta ao público, que poderá realizar os exames gratuitamente das 12h às 16h. Autotestes também serão distribuídos.

Realizado no Dia Mundial de Combate à Aids, o mutirão tem o objetivo de conscientizar a população a respeito da prevenção, diagnóstico e tratamento precoce de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). 

O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) de Maringá realiza uma média de 500 testes gratuitos por mês na Policlínica Zona Sul, das 7h às 16h. Os resultados saem em 30 minutos e todo o processo é feito sob sigilo. Também é possível fazer as testagens nas UBSs da cidade, mas apenas por meio de agendamentos, exceto em casos de urgência, quando o exame é feito na hora. 

Maringa.Com
Por Vanessa Santa Rosa