SAÚDE

Com alto índice de sífilis na cidade, Secretaria de Saúde organiza mutirão de testes rápidos

A partir desta terça-feira (22) a UBS Aclimação realizará testes para HIV, sífilis e hepatites B e C com resultados em, no máximo, 30 minutos.

Com alto índice de sífilis na cidade, Secretaria de Saúde organiza mutirão de testes rápidos
O horário de atendimento será das 14h às 16h, de segunda a quinta-feira, até o dia 2 de dezembro. - Foto: Rafael Macri/PMM

A Secretaria de Saúde de Maringá deu início, nesta terça-feira (22), ao mutirão de testes rápidos para identificação de doenças sexualmente transmissíveis na Unidade Básica de Saúde Aclimação, localizada na Avenida Guedner, número 1630, Zona 08. 

Durante o mutirão, serão realizados testes para sífilis, HIV e hepatites B e C. O horário de atendimento será das 14h às 16h, de segunda a quinta-feira, até o dia 2 de dezembro. 

“Devido ao alto número de casos de sífilis em regiões universitárias, optamos por intensificar os testes rápidos, também de HIV, visto que são doenças sexualmente transmissíveis e necessitam de atenção. Assim, contribuímos com a agilidade no diagnóstico e tratamento dessas doenças”, explica o secretário de Saúde, Clóvis Melo.

Os resultados são obtidos em, no máximo, 30 minutos e, em caso positivo, o paciente será encaminhado para consulta médica no mesmo dia. 

CASOS DE SÍFILIS NAS REGIÕES UNIVERSITÁRIAS — De janeiro a outubro deste ano, a Secretaria de Saúde de Maringá registrou 359 casos de sífilis, sendo 281 (78,3%) homens e 78 (21,6%) mulheres. Transmitida sexualmente, o vírus pode apresentar várias manifestações clínicas e em diferentes estágios. 

Conforme levantamento da Vigilância Epidemiológica, a UBS Zona 7, na região universitária da cidade, foi a que mais registrou casos de sífilis, com 15 notificações. Em segundo lugar está a Policlínica Zona Sul, com nove casos da doença e, em terceiro, aparece a Zona 6, também com nove casos. As UBSs Universo e Morangueira registraram sete notificações. 

Apenas as UBSs Floriano e Céu Azul não registraram casos de sífilis neste ano.

SINTOMAS — Os sintomas incluem pequenas feridas nos órgãos genitais que podem desaparecer de forma espontânea, além de gânglios e ínguas na região da virilha, manchas vermelhas aparecem na pele, na mucosa da boca, nas palmas das mãos e nos pés, além de febre, dor de cabeça, mal-estar e linfonodos espalhados pelo corpo. Em casos mais graves, a sífilis compromete o sistema nervoso central e o sistema cardiovascular, causando inflamação da aorta, além de lesões na pele e ossos.

É possível realizar testes rápidos e agendamento de consultas com clínico geral em qualquer UBS do município, de acordo com o horário de funcionamento da unidade.

Maringa.Com
Por Gabrielle Nascimento