EDUCAÇÃO

Prazo para matrícula na rede municipal de ensino é iniciado

O período se estende até 18 de novembro; confira orientações da Secretaria de Educação.

A foto mostra uma sala de aula. Uma professora está apontando para o quadro negro enquanto as crianças sentam nas filas de carteiras.
As matrículas devem ser realizadas nas escolas informadas na carta de matrícula - Foto: Thiago Louzada/PMM

O período de matrículas para crianças que vão ingressar no primeiro ano do ensino fundamental em 2023 começou. Pais ou responsáveis de alunos já cadastrados têm até 18 de novembro para procurar a escola municipal indicada na carta de matrícula com a documentação necessária.

A matrícula pode ser realizada durante a semana, entre segunda e sexta-feira, no horário de atendimento das secretarias, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h, com a documentação. 

Para as crianças não cadastradas, as matrículas no primeiro ano do ensino fundamental devem ser feitas em janeiro de 2023. No entanto, os pais podem procurar as escolas de interesse para cadastro na lista de espera a partir de 21 de novembro.

De acordo com a Secretaria de Educação (Seduc), os documentos necessários são:

  • Certidão de Nascimento (original e cópia);
  • Carteira de Vacina;
  • Atestado de Vacina (original e cópia);
  • Cartão Nacional de Saúde (SUS) Saúde Maringá (original e cópia);
  • RG e CPF do responsável pela criança (original e cópia);
  • Comprovante de residência, obrigatoriamente fatura de energia elétrica - Copel (original e cópia). Caso o responsável não tenha fatura em seu nome, apresentar comprovante complementar de endereço;
  • Em casos de transferências, apresentar Histórico Escolar.

Documentos para a lista de espera:

  • Cartão Nacional de Saúde (SUS) Saúde Maringá;
  • Certidão de Nascimento;
  • Comprovante de residência, obrigatoriamente fatura de energia elétrica - Copel (original e cópia). Caso o responsável não tenha fatura em seu nome, apresentar comprovante complementar de endereço.

Para famílias que desejam matricular as crianças em uma escola diferente da indicada na carta, a orientação da Secretaria de Educação é aguardar o prazo de cadastro na lista de espera, identificar a escola procurada e colocar no nome do aluno para deixar a vaga na rede municipal garantida. 

O período de rematrícula nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e escolas, que começou no mês passado, já foi encerrado. No total, foram realizadas 13.030 rematrículas no ensino fundamental e 10.840 na educação infantil. 

Prefeitura de Maringá