SAÚDE

Ministério da Saúde confirma a primeira morte por varíola dos macacos no Brasil

Vítima fatal da monkeypox era imunossuprimido e vivia em Uberlândia, Minas Gerais

Ministério da Saúde confirma a primeira morte por varíola dos macacos no Brasil
De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde, nesta quarta-feira (27), o Brasil já soma 978 casos de monkeypox em 15 estados e no Distrito Federal. - Foto: Freepik

O Ministério da Saúde confirmou, nesta sexta-feira (29), a primeira morte por monkeypox (varíola dos macacos) no Brasil. O paciente era de Uberlândia, Minas Gerais, e apresentava baixa imunidade. 

Considerada uma transmissão moderada e pouco eficiente, a varíola dos macacos é transmitida principalmente através do contato com infectados. É possível contrair a doença ao tocar nas feridas de alguém contaminado ou ao entrar em contato com roupas, lençóis e toalhas do paciente. 

Fluídos corporais e sangue também transmitem a doença. Por isso, relações sexuais e tosse ou espirro podem infectar outras pessoas. Uma medida para evitar a exposição ao vírus é a higienização das mãos com água e sabão ou álcool gel.

Vale destacar que o surgimento de novos casos em diversos países pode indicar a mutação do vírus fazendo com que algumas perguntas ainda estejam sem respostas. Por isso, é fundamental estimular o cuidado e orientação geral sobre a doença. 

CASOS NO BRASIL — De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde, nesta quarta-feira (27), o Brasil já soma 978 casos de monkeypox em 15 estados e no Distrito Federal. São Paulo lidera o número de casos, com 744; Rio de Janeiro em segundo lugar, com 177 e Minas Gerais em terceiro, com 44. No Paraná, 19 casos estão confirmados, todos em Curitiba. 

Há outros 26 casos em investigação nos municípios paranaenses de Carlópolis (1), Cascavel (1), Colombo (1), Curitiba (19), Jaguapitã (1), Loanda (1), Maringá (1) e Nova Esperança (1).

O Paraná já descartou 24 casos nas cidades de Campina Grande do Sul (1), Cascavel (1), Curitiba (9), Londrina (1), Foz do Iguaçu (1), Maringá (3), Pinhais (1), Ponta Grossa (1), São José dos Pinhais (1), Toledo (2), Cambé (1), Guapirama (1) e residente de São Paulo (1).

Maringa.Com