SAÚDE

Com casos crescentes de varíola dos macacos, OMS declara emergência internacional de saúde

O anúncio foi feito pelo diretor-geral da entidade, Tedros Adhanom Ghebreyesus, durante coletiva de imprensa

Com casos crescentes de varíola dos macacos, OMS declara emergência internacional de saúde
Com mais de 16 mil casos pelo mundo, a doença passou a ser monitorada pela organização em 75 países. - Foto: Freepik

A Organização Mundial da Saúde, OMS, decretou estado de emergência internacional devido aos crescentes casos de varíola dos macacos. O anúncio foi feito pelo diretor-geral da entidade, Tedros Adhanom Ghebreyesus, durante coletiva de imprensa. 

A decisão não foi consensual entre membros do Comitê de Emergência da OMS, mas o diretor-geral decidiu ir adiante com a declaração. Ele destacou que o vírus tem se espalhado rapidamente por diversos países, o que aumenta o risco de disseminação internacional.

“Temos um surto que se espalhou rápido pelo mundo, através de novas formas de transmissão, sobre as quais entendemos muito pouco, e que se encaixa nos critérios do Regulamento Sanitário Internacional. Por essas razões, decidi que a epidemia de varíola dos macacos representa uma emergência de saúde pública de preocupação internacional”, disse Tedros.

Outra preocupação expressada por Tedros diz respeito ao potencial do vírus de interferir em viagens de um país para outro, como ocorreu com a covid-19. No entanto, a OMS ainda considera o risco baixo.

Com mais de 16 mil casos pelo mundo, a doença passou a ser monitorada pela organização em 75 países. No Brasil, o Ministério da Saúde informa que 607 casos foram identificados. 

VARÍOLA DOS MACACOS — Considerada uma transmissão moderada e pouco eficiente, a varíola dos macacos é transmitida principalmente através do contato com infectados. É possível contrair a doença ao tocar nas feridas de alguém contaminado ou ao entrar em contato com roupas, lençóis e toalhas do paciente. 

Fluídos corporais e sangue também transmitem a doença. Por isso, relações sexuais e tosse ou espirro podem infectar outras pessoas.  

Uma medida para evitar a exposição ao vírus é a higienização das mãos com água e sabão ou álcool gel.

Vale destacar que o surgimento de novos casos em diversos países pode indicar a mutação do vírus fazendo com que algumas perguntas ainda estejam sem respostas. Por isso, é fundamental estimular o cuidado e orientação geral sobre a doença. 

Os sintomas da varíola dos macacos são fáceis de identificar e geralmente possuem uma manifestação leve. Considerada uma doença autolimitada, os sintomas podem durar entre duas e quatro semanas e raramente se tornam casos graves, mesmo com uma alta taxa de mortalidade (11%).

Fácil de identificar, a doença possui sintomas bem característicos, como é o caso das feridas na pele, que surgem até três dias depois do paciente apresentar sinais de febre. Confira a lista completa de sintomas: 

  • Dor de cabeça;
  • Febre e calafrios;
  • Dores musculares;
  • Feridas na pele (rosto, palmas das mãos e solas dos pés);
  • Inflamação dos gânglios linfáticos;
  • Cansaço.
Agência Brasil