SAÚDE

Ministério da Saúde negocia compra de vacinas contra a varíola dos macacos

OMS declarou emergência internacional devido a aumento no número de casos da doença no mundo; Brasil soma 696 casos confirmados de monkeypox

Ministério da Saúde negocia compra de vacinas contra a varíola dos macacos
A recomendação, até o momento, é que sejam imunizadas pessoas que tiveram contato com casos suspeitos e profissionais de saúde com alto risco ocupacional diante da exposição ao vírus. - Foto: Freepik

Após a Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciar emergência internacional devido ao aumento de casos da varíola dos macacos (monkeypox), o Brasil articula a compra de vacinas contra a doença para imunização de profissionais da saúde e pessoas que tiveram contato com casos confirmados. 

De acordo com o Ministério da Saúde, as negociações estão sendo feitas de forma global com o fabricante para ampliar o acesso ao imunizante para os países onde há casos confirmados da doença.

A recomendação, até o momento, é que sejam imunizadas pessoas que tiveram contato com casos suspeitos e profissionais de saúde com alto risco ocupacional diante da exposição ao vírus.

Dos 696 casos confirmados no país ate o momento, 506 são procedentes do estado de São Paulo, 102 do Rio de Janeiro, 33 de Minas Gerais, 13 do Distrito Federal, 11 do Paraná, 14 do Goiás, três na Bahia, dois do Ceará, três do Rio Grande do Sul, dois do Rio Grande do Norte, dois do Espírito Santo, três de Pernambuco, um de Mato Grosso do Sul e um de Santa Catarina.

No Paraná, todos os casos confirmados são na capital, Curitiba. Os 11 pacientes são homens com idades entre 25 e 38 anos e possuem histórico de viagem ou contato com caso confirmado. 

Há outros 11 casos em investigação nos municípios de Curitiba (7), Foz do Iguaçu (1), Londrina (1) e Maringá (1), além de um caso de um residente do estado de São Paulo que está em tratamento médico na cidade de Umuarama.

Foram descartados nove casos nas cidades de Campina Grande do Sul (1), Cascavel (1), Curitiba (3), Maringá (1), Pinhais (1), Ponta Grossa (1) e São José dos Pinhais (1).

Maringa.Com, com informações da AEN e Agência Brasil