SAÚDE

Alerta: motocicletas barulhentas aumentam o risco de perda auditiva dos pilotos

É comum que motociclistas alterem o sistema de escapamento, prática que pode agravar o índice de ruídos e prejudicar a audição

Alerta: motocicletas barulhentas aumentam o risco de perda auditiva dos pilotos
Nas ruas da cidade é comum se deparar com motocicletas barulhentas e até mesmo com escapamentos adulterados para causar mais ruído. - Foto: Freepik

A partir de 2020, com a pandemia da Covid-19, o índice de motociclistas nos trânsitos do Brasil teve um considerável aumento devido a alta demanda por serviços de delivery. Nas ruas da cidade é comum se deparar com motocicletas barulhentas e até mesmo com escapamentos adulterados para causar mais ruído. 

Essa prática pode ser tanto para “segurança”, como um alerta da presença dos motociclistas ou simplesmente por que os pilotos curtem ouvir o ronco da moto. Além de causar multas e incômodo do sossego, alterações no escapamento para deixá-lo mais barulhento também podem afetar a audição dos pilotos. 

Pesquisa do National Institute on Deafness and Other Communication Disorders (Instituto Nacional de Surdez e Outras Doenças de Comunicação), nos Estados Unidos, comprovou que o ruído de motocicletas pode comprometer a saúde auditiva dos pilotos. Especialistas são unânimes em afirmar que, dependendo do tempo de exposição, ruídos acima de 85 dB podem causar alterações na estrutura interna da orelha. Como efeito de comparação, uma conversação normal atinge 60 dB.

Outra fonte de ruído perigosa para a audição é a buzina, que não deve ser usada de maneira intermitente, como hoje fazem os motoboys para abrir caminho no trânsito. E para piorar a situação, muitos ainda usam fones de ouvido para ouvir música em volume alto enquanto pilotam. Tudo isso junto pode causar danos ainda mais graves à audição

PERDA GRADUAL DE AUDIÇÃO — De acordo com a fonoaudióloga Rafaella Cardoso, da Telex Soluções Auditivas, ruídos como o escapamento adulterado de motos e buzinas pode causar a perda gradual e progressiva de audição. 

 "A exposição frequente a níveis sonoros elevados pode causar danos à audição. A perda é gradual e progressiva. Não é perceptível em um primeiro momento. Vai-se perdendo a audição de acordo com a maior intensidade de ruído e com tempo de exposição, ao longo dos anos. Isso depende também de outros fatores, como predisposição genética", esclarece.

Pesquisa realizada com 17 mototaxistas em Balneário Camboriú, em Santa Catarina, também comprovou a gravidade do problema. Coordenada pela doutora em Engenharia de Produção, Juliana de Conto, da Universidade Federal de Santa Catarina, o estudo aponta que estes profissionais são expostos a um nível de pressão sonora superior a 82,1 dB, com dose de ruído acima do permitido para o tempo de trabalho - doze horas diárias. 

Dos 17 mototaxistas estudados, oito apresentaram limiares auditivos dentro dos padrões de normalidade e nove apresentaram alteração dos limiares tonais.

É importante destacar que motocicleta barulhenta gera multa de trânsito no valor de R$ 195,23, além de retenção do veículo. Pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), todos os veículos devem ter suas características originais.

Telex Soluções Auditivas