EMPREGO

Primeiro emprego: como se destacar na seleção e garantir uma oportunidade no mercado de trabalho

Veja dicas fundamentais de como montar currículo, se portar durante a entrevista e principalmente como estabelecer rede de contatos profissionais

Primeiro emprego: como se destacar na seleção e garantir uma oportunidade no mercado de trabalho
Confira as principais dicas de como se destacar na busca pelo primeiro emprego. - Foto: Freepik

A busca pelo primeiro emprego é um desafio ainda maior para aqueles que estão desempregados devido a falta de experiência ou até mesmo imaturidade deste tipo de candidato. No entanto, algumas dicas fundamentais podem ajudar com que, mesmo sem experiência profissional, o candidato se destaque nos processos seletivos e garanta uma oportunidade no mercado de trabalho. 

De acordo com Gustavo Oliveira, coordenador do curso de Administração de Empresas da Faculdade Santa Marcelina, para que se tenha êxito no processo seletivo e o perfil do candidato se destaque, é essencial que as informações do currículo sejam sucintas e não faltem dados pessoais, os objetivos que se buscam com a oportunidade profissional, a formação acadêmica, os cursos e a experiência profissional, ou em atividades de engajamentos. 

Confira as principais dicas de como se destacar na busca pelo primeiro emprego: 

REDE DE CONTATOS — Como diz o famoso ditado “quem tem boca vai à Roma”. Externalize com conhecidos, amigos e rede de contatos a sua busca por oportunidades de emprego. Eles podem não conseguir um emprego para você, mas é possível que forneçam seu contato para recrutadores e gestores em suas empresas e, além disso, também podem dar algumas dicas valiosas de como se portar em entrevistas de emprego ou no ambiente profissional. 

Caso não possua contatos nas áreas de interesse, acesse o portal de Empregos do Maringa.Com e procure entre milhares de vagas a ideal para você, com disponibilidade de envio direto do currículo para recrutadores. 

BUSQUE A VAGA CERTA — Na busca pela primeira oportunidade de emprego, dê prioridade a vagas que não exigem ou que não deixam clara a necessidade de experiência. Considere suas habilidades e compare-as com os requisitos e funções da vaga e auto avalie sua aptidão. Se estiver fazendo faculdade ou algum curso específico, priorize a área.

Busque vagas que exijam funções das quais já possui habilidade prévia. Algumas vagas e funções podem exigir atividades que o candidato já tenha um conhecimento básico, mesmo sem experiência e às vezes as empresas podem preferir futuros funcionários sem experiência, devido a possibilidade de moldá-lo da maneira que a empresa funciona e exige.

Com a ferramenta de filtragem da seção de Empregos do Maringa.Com, é possível encontrar com facilidade as mais de 1.200 oportunidades de emprego disponíveis sem exigência de experiência profissional, perfeito para quem busca a primeira oportunidade no mercado de trabalho.. 

APERFEIÇOE SEU CURRÍCULO — No currículo e na procura por um emprego, é importante estabelecer um foco na área de atuação desejada. Caso possua cursos que agreguem à área de Administração, Beleza, Vendas ou Cuidado com Animais mas busca uma vaga no setor administrativo, mantenha apenas as informações que podem ser úteis para o cargo, deixando de lado cursos que não agregam à função.

Para “enriquecer” o currículo, foque em informações que não necessariamente estejam ligadas aos campos anteriores, mas que podem ser consideradas relevantes pelo recrutador, como por exemplo disponibilidade para viagens, mudança de cidade, horário de trabalho, se possui CNH e qual o tipo, se participa de atividades complementares como ONGs, Conselhos, Instituições ou Projetos. O importante é a honestidade, autoavaliação e visão de acordo com o que a empresa pode buscar em um candidato ideal.

Caso não tenha nenhum curso ou habilidade desenvolvida, a melhor alternativa é investir tempo nisso. Busque cursos rápidos online e participe de projetos extracurriculares. Além de proporcionar conhecimento, são atividades que agregam valor ao currículo.

SE ATENTE ÀS ENTREVISTAS — Não há maneira de prever como uma entrevista de emprego será, mas existem dicas importantes que podem fazer com que o candidato se prepare melhor e não tenha tantas surpresas no momento da avaliação. É importante destacar que as atitudes do candidato devem ser sempre condizentes com a cultura institucional, usando roupas adequadas, exercendo seu compromisso e chegando na hora marcada.

Para se dar bem na primeira entrevista de emprego, mesmo que sem experiência, é importante conhecer bem a área em que se quer atuar, inclusive quanto aos nichos, demandas técnicas, requisitos essenciais e possibilidades de crescimento e desenvolvimento, inclusive na instituição de interesse.

Conforme Gustavo Oliveira, o candidato também deve possuir identificação com o cargo e se empenhar em atividades extras que possam ser destacadas durante a entrevista. 

“Recomenda-se que o candidato esteja frequentemente atualizado dos últimos assuntos da área escolhida, participar de eventos e realizar atividades propostas pelas instituições de ensino, no sentido de fortalecer a aprendizagem, pois estes são também meios efetivos para a conquista da vaga”, finaliza.

Maringa.Com