TRANSPORTE

Uber Reserve: estreando em Curitiba, nova modalidade permite agendamento de viagens

Novo formato permite que usuários agendem viagens com até 30 dias de antecedência, evitando imprevistos no transporte pelo app

Uber Reserve: estreando em Curitiba, nova modalidade permite agendamento de viagens
Ainda não há previsão para a chegada da modalidade em Maringá, mas, aos poucos, novos usuários de novas cidades e regiões poderão usar a ferramenta de revervas. - Foto: Divulgação/Uber

Estreando no Brasil na capital paranaense, o serviço “Uber Reserve” chegou em Curitiba no dia 31 de março. A modalidade de agendamento "ajuda os usuários a se organizarem para momentos que exigem mais previsibilidade, como uma consulta médica, uma reunião importante de trabalho ou o deslocamento de ida para o aeroporto”, explica a empresa. 

De acordo com a Uber, ao utilizar a modalidade de reserva, o usuário saberá o valor da viagem no momento do pedido, até 30 dias antes da data. O valor das viagens pela nova modalidade será composto pelo cálculo do preço da categoria, acrescido de uma taxa de reserva. Os motoristas parceiros que realizarem as viagens com o Reserve receberão também o valor adicional pela reserva da viagem.

Ainda não há previsão para a chegada da modalidade em Maringá, mas, aos poucos, novos usuários de novas cidades e regiões poderão usar a ferramenta de revervas.

Há alguns meses, em novembro de 2021, o uso de apps de transporte em Maringá estava dificultando a vida dos usuários. Preços mais altos que o normal, alta taxa de cancelamento e até mesmo a ausência de motoristas foram alguns dos problemas enfrentados pelos usuários.

Mesmo com o fluxo agora normalizado, o medo de depender unicamente da disponibilidade de motoristas nos apps é algo que “assombra” os usuários. Larissa Neves, estudante de direito de 22 anos, é um exemplo de quem já passou alguns perrengues com o app de transporte devido a sua “imprevisibilidade”.

“Pra mim todo compromisso é importante e não gosto de me atrasar, principalmente no trabalho. Lembro quando o uso do Uber aqui em Maringá estava bem prejudicado, cheguei a pagar 36 reais em uma viagem para o meu estágio, sendo que normalmente pagava 12 ou, no máximo, 15 reais. Como não tive outra alternativa, acabei gastando o dinheiro de ida e volta só para ir. No dia eu consegui uma carona pra voltar, mas lembro que o percurso todo até a clínica eu estava cega de raiva, indignada com o preço (risos)”, relata a jovem.

Após o “baque” com o preço da viagem, Larissa passou a se programar para tentar evitar o uso do app. “Lembro que no dia seguinte eu já me organizei para ir e voltar de ônibus. É ruim ter que gastar um tempão do seu dia só com o trajeto, mas pelo menos era uma garantia de conseguir chegar no horário certo aonde eu queria.”. 

Ao saber da nova modalidade do Uber, Larissa afirma que está ansiosa para poder usar o agendamento. “Pode ter certeza que vou usar. Qualquer compromisso mais importante que eu tiver já vou deixar a viagem reservada, é uma preocupação a menos que, na minha opinião, vale o investimento. Acho que pra isso servem os apps, né? Para facilitar a nossa vida, não atrapalhar”, finaliza. 

Maringa.Com por Gabrielle Nascimento