CIDADE

Comitiva realiza visita de acompanhamento às obras do aterro controlado

Uma comitiva composta por representantes do Instituto Ambiental do Paraná, do Conselho de Desenvolvimento do Meio Ambiente – Condema, vereadores, representantes da imprensa, secretários e diretores municipais, realizou na manhã de sexta-feira (15) uma visita ao Aterro Controlado, o antigo lixão, para acompanhar o andamento das obras.

O trabalho deverá ser finalizado até o início de outubro.

De acordo com o secretário do Meio Ambiente, José Croce Filho, a ida ao lixão teve o objetivo de mostrar a solução de um problema que, ao longo de 34 anos, nunca foi solucionado por nenhuma administração municipal: “Além de termos resolvido os problemas de depósito de resíduos da saúde e de caixas de gordura, agora conseguimos reestruturar o antigo lixão e transformá-lo em aterro controlado.

Foi a vontade política do prefeito Silvio Barros que possibilitou que isso fosse realizado”.

O chefe de gabinete Ulisses Maia destacou que o convite para a visita também foi feito para o juiz Airton Vargas, o promotor do Patrimônio Público, José Aparecido Cruz, o promotor do Meio Ambiente, Manoel Ilecir Heckert e o promotor Mauricio Kalache, que não compareceram.

Maia declarou que a passagem pelo aterro é importante para mostrar em que foi transformado o lixão: “Maringá pode se orgulhar de ter um Aterro no lugar onde era um lixão exposto”.

O chefe do IAP em Maringá, Paulino Heitor Mexia, afirmou que as obras no antigo lixão representam um avanço ambiental: “O lugar está muito diferente.

Houve uma revolução com as obras que foram feitas.

No passado havia muito pouca prática para transformar o lugar, mas agora vemos que houve uma melhora muito significativa”.

Durante a passagem por diversos pontos do aterro foram mostradas as obras que deram um novo panorama ao local: taludamento do lixo, construção de cercas em torno do lixão, construção de três lagoas de contenção e tratamento de chorume, drenos de chorume e de gás, desvio do curso de nascentes e captação de águas pluviais com canaletas.