SEGURANÇA

Cidade Segura′ prevê mil câmeras de monitoramento em Maringá

Cidade Segura′ prevê mil câmeras de monitoramento em Maringá
O prefeito de Maringá, Ulisses Maia, assina nesta quinta, 6, 11h30, em Foz do Iguaçu, durante o Encontro de Gestores Públicos Municipais, termo de intenções com o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) para implantação do projeto ′Cidade Segura′. Trata-se de moderno sistema de monitoramento por câmeras dotadas de alta tecnologia não apenas para gerar imagens, mas também diversas informações úteis para a estratégia de segurança. Ulisses Maia está acompanhado do secretário municipal de Segurança, coronel Antonio dos Anjos Padilha. O encontro segue até sexta, 7.

Promovido pela Associação dos Municípios do Paraná, o evento trata de temas relevantes para a agenda municipalista, como parcerias público-privadas, novo financiamento da educação, segurança, captação de recursos e demandas na área de preservação ambiental inseridas no Pacto Global das Nações Unidas. “O encontro oportuniza o debate de ideias e um melhor entendimento de temas urgentes na agenda dos gestores públicos, a partir de palestras e debates. Precisamos estar atentos às transformações em curso para exercitar uma gestão cada vez mais efetiva e resolutiva”, afirma o prefeito Ulisses Maia.

Em 2019, o protocolo prevê disponibilizar R$ 32 milhões de um total de R$ 70 milhões previstos no acordo com o BRDE. O coronel Padilha explica que a ideia do projeto é instalar cerca de mil câmeras e, a partir da captação de imagens e outras informações, gerar dados suficientes para que a gestão da segurança seja mais efetiva e rápida. “Vamos trabalhar para que essa tecnologia esteja a serviço do cidadão já no ano que vem”, afirma o secretário de Segurança, lembrando que se trata de um projeto ambicioso, mas coerente com as necessidades do setor. "Cada vez mais é preciso investir em tecnologia", afirma o secretário.

“Segurança é tema prioritário em nossa agenda de trabalho e vamos continuar a investir não apenas recursos, mas energia e criatividade para proporcionar ao cidadão uma cidade cada vez mais tranquila”, afirma o prefeito. Diversas ações pontuais já foram adotadas ou estão em curso. Aquisição de novas viaturas para a Guarda Municipal, reposicionamento de câmeras de monitoramento em locais mais sensíveis à criminalidade e, principalmente, armamento para a GM. Armas já foram adquiridas e agentes fazem curso para porte e uso. A primeira turma estará apta a andar armada no primeiro trimestre de 2019.