SEGURANÇA

Secretarias visitam bares para conscientização do abuso álcool e uso de drogas

Secretarias visitam bares para conscientização do abuso álcool e uso de drogas
O intuito era promover uma conscientização dos motoristas para que tomassem cuidado com a mistura de bebida e direção. - Foto: Vivian Silva/PMM
As equipes da Diretoria sobre Drogas, da Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Sasc), com o apoio de Agentes de Trânsito, da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), visitaram os bares da Zona 7, na noite da última quinta-feira (30) para alertar sobre uso de álcool e drogas pelos motoristas. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 28% das mortes em acidentes de trânsito no mundo foram atribuídas ao consumo de álcool no último ano.

A morte, personagem fictícia criada pela Semob, também marcou presença de maneira irônica, incentivando o uso de álcool pelos motoristas dos bares. Nas abordagens, as equipes apresentaram baldes de cerveja confeccionados com a lataria de carros envolvidos em acidentes. As secretarias realizam diversas abordagens com a população, como palestras, visitas a unidades públicas e oficinas.

De acordo com dados do Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas (Cebrid), o álcool é a droga lícita mais utilizada no Brasil, com estimativa de 76,6% de uso e 12,3% de dependência. "Não medimos esforços para que esses números negativos diminuam e o trânsito seja cada vez mais seguro", disse o gerente de Educação para o Trânsito, Rafael Martins.

Prefeitura de Maringá