DOAÇÃO

Ônibus da coleta foi reformado para ir ao encontro do doador

Ônibus da coleta foi reformado para ir ao encontro do doador
A campanha “Doe sangue, doe vida, doe sempre” do Hemocentro recebeu nesta quarta, 26, na praça Raposo Tavares, dois ônibus caracterizados para intensificar a doação. Um dos veículos é adaptado com quatro espaços de coleta de sangue, local para exames e cadastro, e o outro percorrerá a cidade nas linhas do transporte coletivo, de modo a divulgar a campanha e sensibilizar a população para a importância da doação.

O ônibus adaptado faz coleta nos municípios vizinhos desde 2001. De lá para cá, o número de doações tem caído gradativamente. A reforma foi uma forma de apoiar, valorizar e incentivar doadores. Atualmente, o Hemocentro precisa de 50 doadores diariamente para atender todas as demandas e manter o estoque do banco de sangue. Porém, essa meta não é atingida.

De 2001 a 2018, foram atendidos mais de 224 mil doadores. Destes, 63,3 foram de coletas externas e 976 feitas no ônibus adaptado, o que corresponde a 2,3% das doações.

O prefeito de Maringá, Ulisses Maia, reconheceu a importância das unidades móveis para facilitar o acesso à população e ajudar aqueles que necessitam de sangue. “O ônibus faz um trabalho muito importante que é ir ao encontro do doador. Essa reforma vai oferecer melhores condições de trabalho e chamar atenção para esse ato tão importante que é doar”, disse, lembrando que a prefeitura seguirá com a parceria, contribuindo com o trabalho.

Para o secretário de Saúde, Jair Biatto, trata-se de uma causa nobre e humana. “Esse ônibus vai dar acesso à saúde para todos. É o trabalho de atender aqueles mais distantes que não podem ir até o Hemocentro doar”, comentou.

O diretor do Hemocentro Regional de Maringá, Cristóvão Granato Filho, destaca a responsabilidade do ônibus no abastecimento do banco de sangue. “Parabenizo e agradeço a todos envolvidos e toda equipe do Hemocentro pelo belíssimo trabalho, que vocês continuem nessa luta”, agradeceu.

Doação

A doadora Edna Munhoz, ausente nas doações há mais de dois anos, estava passando pela praça quando decidiu se cadastrar e ajudar alguém com seu sangue. “Eu penso que uma hora a gente também pode precisar. Imagina se alguém que necessita de sangue não ter? É triste”, se sensibilizou. “É bom ter o ônibus porque muitas vezes não temos muito tempo para ir doar”, complementou.

A servidora do Hemocentro, Marta Bertoli, faz exames de sangue nos pacientes e sente-se feliz no trabalho de coletar sangue. “Me sinto realizada por saber que meu trabalho ajuda uma pessoa se restabelecer. Além da doação ter um caráter social, tem um caráter humano. Realmente salva vidas”.

Quem pode doar?

Pessoas entre 16 e 69 anos, com boas condições de saúde. Doadores de 16 a 18 anos incompletos devem estar acompanhados dos responsáveis. Também é preciso pesar mais de 50 quilos, estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas) e alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).

O total de doação depende da altura e do peso da pessoa. O máximo de sangue recolhido é 450 ml. Para doar, é necessário levar documento com foto e estar dentro das condições de doador.

Ônibus

A programação do ônibus nas cidades é divulgada mensalmente no site www.hum.uem.br/hemocentro.

Também estiveram presentes na cerimônia de entrega dos ônibus o reitor da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Mauro Luciano Baesso, o administrador executivo do Transporte Coletivo Cidade Canção (TCCC), Armando Roberto Jacomelli e o diretor da empresa, Paulo Sérgio Bongiovanni.

Saiba mais

Hemocentro de Maringá

(44) 3011-9151

Secretaria de Saúde