MEIO AMBIENTE

Comunidade participa de mutirão para limpar Ribeirão Morangueiro

Um mutirão organizado pela Prefeitura do Município de Maringá, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Agricultura e participação dos moradores do Jardim Alvorada, realizou uma limpeza (sábado, 6), pela manhã no Ribeirão Morangueiro.

As atividades de limpeza do córrego tiveram início às 8 horas e contaram com a participação de aproximadamente 30 voluntários, a maioria moradores do local.

Esse trabalho faz parte das ações do Plano Municipal de Recursos Hídricos -PMRH, realizado pela Prefeitura e que está em fase de implantação em algumas macrobacias hidrográficas de Maringá.

Durante a limpeza foi encontrado todo tipo de lixo, inclusive lixo hospitalar, que deve ser depositado em local adequado por apresentar riscos de contaminação.

Munidos com sacos plásticos os voluntários recolheram desde pedaços de sofás, pneus, sacolas de plástico, bolsas com isopor, entulhos, garrafas de vidro e de plástico até um motor de carro.

Para o coordenador de Fundos de Vale da Prefeitura, Danilo Heitor Mello a limpeza no Ribeirão Morangueiro serve para mostrar aos voluntários o descaso das pessoas em relação ao meio ambiente.

“Esse mutirão serve para as pessoas conhecerem os problemas que enfrentamos e começarem a se conscientizar que jogar lixo na natureza só é prejudicial para nós mesmos.

A natureza tem seu tempo para se refazer e esse tempo é muito longo.

Cada pedaço de papel jogado aqui já representa um estrago no meio ambiente”.

Preocupados em preservar o meio ambiente a família Betti aproveitou o sábado para recuperar o Ribeirão Morangueiro.

Pai, mãe, filha e genro foram ao local para participar do mutirão.

“Temos uma empresa aqui perto e aproveitamos para chamar os funcionários e familiares para participarem do mutirão.

Viemos em família porque nos preocupamos com o nosso futuro.

Se cada um fizesse a sua parte, jogando lixo no lixo, com certeza não seria necessário esse mutirão”, diz Regiane Betti.

O marido de Regiane, Arlindo Betti concorda com a esposa.

“Esse é o primeiro mutirão de muitos que virão”.

Se depender da presidente da Associação de Moradores do Jardim Alvorada, Luzia Orlando Rocha Pereira, o mutirão será realizado uma vez por mês.

“Temos muito que fazer.

Hoje foi só o primeiro passo. Estou contente pela comnudade ter aderido o projeto e vindo nos ajudar.

A intençaõ é fazer um mutirão uma vez por mês para conscientizar as pessoas para que preserve a natureza”.

A despoluição do Morangueiro é uma parceria da Prefeitura do Município de Maringá e da Sanepar, em conjunto com a população.

De acordo com o gerente de projetos especiais para o plano municipal de recursos hídricos de Maringá, Carlos Augusto Campelo Lopes, a atividade, mais que a limpeza de uma parte do córrego, prevê o entendimento da população do que é o processo do PMRH em todas as bacias do município.

Para retirar os resíduos do local, a Prefeitura disponibilizou dois caminhões e uma pá carregadeira.

O Corpo de Bombeiros também participou das atividades.

Pmm