COMUNIDADE

Prefeitura autoriza ligação de água para comunidade cigana

Prefeitura autoriza ligação de água para comunidade cigana
Comunidade cigana Calon foi beneficiada com ligação da água
A Diretoria de Assuntos Comunitários da Prefeitura de Maringá autorizou a ligação de água para a comunidade cigana Calon, instalada em terreno público na avenida Tuiuti, atendendo pedido da Associação Social de Apoio Integral ao Cigano. O relógio de água ficará no nome da associação. O coordenador da entidade, Igor Shimora, se surpreendeu com o tratamento diferenciado da prefeitura, que agiu rapidamente para resolver o problema. “Na gestão anterior não havia acordo”, conta.

Flávia Cristina Bergamaschi, da Diretoria de Assuntos Comunitários, explica que o problema foi tratado com a prioridade necessária, assim como é feito com outras demandas que exigem intervenção imediata. “Nesse caso específico, o problema tinha caráter emergencial”, afirma. O acampamento abriga 27 pessoas, todas da mesma família, inclusive três crianças e uma grávida. A renda familiar vem da venda de toalhas de mesa.

“Não posso pegar peso. Se não tiver ninguém para buscar fico sem. Com acesso facilitado à água fica bem mais fácil”, afirma Vicentina Nogueira, 30, grávida de três meses. “A água faz falta para todos, mas as crianças são as que mais sofrem”, afirma o líder do acampamento, Valdevino Nogueira, 81.

Problemas de banheiro e energia devem ser resolvidos pela Secretaria de Assistência Social, que prepara modelo de política para concessão permanente do terreno para comunidades ciganas, que se revezam na ocupação do local há várias décadas. Os Calon, família instalada no local, são descendentes de grupos que chegaram ao Brasil no século 16, oriundos da Península Ibérica, formada por Espanha, Portugal e Andorra.