ESPORTE

Paratletas que participaram da Rio 2016 são homenageados ao representar o município

Paratletas que participaram da Rio 2016 são homenageados ao representar o município
Terezinha Guilhermina foi uma das homenageadas

Os atletas paralímpicos de Maringá foram homenageados nesta segunda-feira (3) pela participação e empenho na Rio 2016. Os esportistas Beatriz Borges Carneiro, Terezinha Guilhermina, Edevaldo Silva e o atleta guia Guilherme Santana receberam uma placa de reconhecimento pelo esforço ao representar o município. As Paralimpíadas 2016 ocorreu na cidade do Rio de Janeiro entre os dias 7 e 18 de setembro e contou com a participação de mais de 4 mil paratletas de mais de 160 países.

Paratletas

Beatriz Borges Carneiro - com 18 anos, alcançou o índice paralímpico na disputa do Circuito Loterias Caixa, que ocorreu em julho, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo. Beatriz defende a União Metropolitana Paradesportiva de Maringá (UMPM), com o apoio da Associação de Pais e Atletas (Apan), através da Secretaria de Esportes (SESP). Também é federada pela Associação Brasileira de Desporto para Deficientes Intelectuais (ABDEM). A esportista foi a única paratleta brasileira da categoria a participar das Paralimpíadas do Rio 2016. Classificada para a final, obteve o 5º lugar na prova dos 100 metros peito. Juntamente com a irmã gêmea Débora, elas possuem dez recordes brasileiros da natação paralímpica e ocupam a primeira e segunda posição no ranking brasileiro desde 2013. Também são detentoras de dois recordes Panamericanos e ocupam a primeira e segunda posição no ranking das Américas na prova de nado peito.

Terezinha Guilhermina - se preparou na pista de atletismo do Estadio Willie Davids que tem reconhecimento da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAT). Terezinha conquistou oito medalhas paralímpicas, três mundiais, é recordista mundial do 400 metros e no revezamento 4x400 metros.

Guilherme Soares de Santana- é um atleta guia que iniciou no atletismo no Centro Esportivo do Município e conquistou três medalhas em Paralímpidas, nove em mundiais e sete em jogos Parapan-Americanos como atleta guia de Terezinha Guilhermina. Na última Paralimpíada foi atleta guia de Jerusa Geber dos Santos, treinando-a na pista de atletismo do Estadio Willie Davids.

Edvaldo Silva - é recordista brasileiro no salto em distância na classe f42 e recordista brasileiro no lançamento de dardo na classe f44. Atualmente é o terceiro colocado no ranking mundial do Internacional Comitê Paralímpico, além de ser o primeiro paratleta a lançar acima de 50 metros no lançamento do dardo. Foi o vencedor do prêmio Orgulho Paranaense do Esporte em 2014, na categoria Paradesporto de Rendimento e o sétimo colocado nas paralimpíadas do Rio 2016, quebrando o recorde brasileiro de 53,7 metros.