Trilhas, história e atrações educativas: Parques do Paraná são opções atrativas nas férias escolares
Unidades de Conservação e espaços como o Aquário de Paranaguá unem lazer e aprendizado.

O Instituto Água e Terra (IAT), autarquia vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest), preparou um roteiro com dicas de como curtir o recesso escolar próximo à natureza. Tem de tudo, de trilhas simples a formações geológicas únicas.
Além disso, é importante destacar que os passeios pelas Unidades de Conservação (UCs) do Estado são também um convite à educação ambiental. Nesses complexos, as crianças são orientadas de como devem se comportar para não agredir o meio ambiente.
Leia também:
- Confira as novidades que chegam aos streamings em julho de 2025
- Aeroporto de Maringá bate recordes de número de passageiros e voos no primeiro semestre
- Greve dos motoristas do transporte coletivo de Maringá é suspensa temporariamente
- UEM obtém patente de “fungo magnético”; saiba mais sobre a invenção
Confira uma de lista com cinco dicas de passeios pelas belezas naturais do Paraná:
Parque Estadual Vila Rica do Espírito Santo, em Fênix
O local abriga ruínas da antiga cidade colonial espanhola Villa Rica del Espiritu Santu e, apesar de não estarem abertas à visitação, é possível conhecer a história do local no centro de visitantes, que reúne artefatos cerâmicos, ossadas e uma grande maquete.
Localizado no município de Fênix, no Noroeste do Paraná, o Parque Estadual Vila Rica do Espírito Santo é o destino para quem quer mesclar contato com a natureza e história.
O parque funciona de quarta a segunda-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, com agendamento obrigatório para excursões. A entrada é gratuita.
Parque Estadual Pico do Marumbi
Localizado nos municípios de Morretes, Piraquara e Quatro Barras, entre a Região Metropolitana de Curitiba e o Litoral, o parque é uma das principais unidades de conservação da Mata Atlântica no Paraná. Além de trilhas com diferentes níveis de dificuldade, a Unidade de Conservação conta com mirantes, cachoeiras e piscinas naturais.
O espaço também possui acesso por trem turístico, saindo de Curitiba, o que transforma o deslocamento em uma atração à parte. Além disso, existem opções de camping e diversas atividades voltadas à educação ambiental. Toda visita requer cadastro prévio e assinatura de termo de responsabilidade, o que garante segurança e organização. A entrada é gratuita e o parque funciona todos os dias.
Parque Estadual de Vila Velha
Além dos arenitos, conhecidos como um dos pontos mais icônicos do Paraná, o Parque Estadual de Vila Velha, em Ponta Grossa, conta com trilhas autoguiadas com diferentes níveis de dificuldade, transporte interno até os principais atrativos, observação da fauna e flora nativas. Há, também, como conhecer lendas locais, como a da “cidade de pedra” Itacueretaba.
O parque inclui também visita às Furnas, crateras de até 100 metros de profundidade, e à Lagoa Dourada, conhecida pelos cardumes de peixes visíveis a olho nu. Funciona de quarta a segunda-feira, das 9h às 17h.
Aquário de Paranaguá
Um dos maiores aquários do Sul do Brasil, o espaço reúne mais de 30 recintos, que abrigam diversas espécies aquáticas, como tubarões, raias, tartarugas, jacarés, peixes coloridos e até pinguins. Muitas dessas espécies foram resgatadas e recebem cuidados da equipe técnica do local.
Além de educativo e divertido, o passeio ao Aquário de Paranaguá permite aos visitantes tocarem em alguns animais nos tanques interativos e participar de ações de conscientização ambiental. O complexo funciona de domingo a domingo, das 10h às 18h. Venda de ingressos somente na bilheteria.