Seis medicamentos contra câncer passam a ser isentos de ICMS no Paraná
Entre os itens zerados de imposto está o betadinutuximabe, usado no tratamento de neuroblastoma, tipo de câncer recorrente em crianças.

Seis medicamentos usados no tratamento de diversos tipos de câncer tiveram o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) zerado por meio de decreto assinado pelo governador em exercício, Darci Piana, nesta segunda-feira (7).
Entre os remédios estão quatro atualizações de medicamentos que já eram isentos e outras duas novidades: o betadinutuximabe, usado no tratamento do neuroblastoma, terceiro tipo de câncer mais comum em crianças, e o beta-agalsidase, utilizado no tratamento da Doença de Fabry, condição genética rara que pode levar ao acúmulo de substâncias gordurosas nos vasos sanguíneos e outros órgãos.
Leia também:
- Secretaria de Saúde realiza vacinação contra gripe no Terminal Urbano durante esta semana
- SUS passa a oferecer implante contraceptivo hormonal
- Paraná registra 1.116 novos casos e 88 óbitos por síndromes respiratórias
“Queremos que todos os paranaenses tenham acesso ao que há de mais avançado e eficiente em termos de medicina, principalmente quando se fala de tratamentos oncológicos”, afirmou o secretário da Fazenda, Norberto Ortigara. “A isenção desses medicamentos é um passo importante nessa direção, pois torna esses itens tão essenciais na vida de pacientes e suas famílias ainda mais acessível”.
Veja quais medicamentos estão isentos pelo decreto, que já está em vigor
- Beta-agalsidase
- Betadinutuximabe
- Dipropionato de beclometasona
- Maleato de acalabrutinibe monoidratado
- Mesalazina
- Toxina botulínica