EVENTO

Após polêmica, Virada Cultural 2025 tem data adiada pela Prefeitura de Maringá

Decisão foi anunciada nesta segunda-feira (7), após reunião com classe artística da cidade.

Após polêmica, Virada Cultural 2025 tem data adiada pela Prefeitura de Maringá
Após a repercussão negativa do local escolhido, representantes do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Maringá realizaram uma reunião com a classe artística da cidade. - Foto: Divulgação/PMM

A Prefeitura de Maringá anunciou nesta segunda-feira (7) o adiamento da Virada Cultural 2025. A decisão foi tomada após reunião com a classe artística da cidade, que contestou a escolha do Parque de Exposições para realização do evento.

A data prevista anteriormente seria nos dias 2 e 3 de agosto, mas a inacessibilidade da edição causou polêmica nas redes sociais. Além disso, a menos de um mês do principal evento cultural do município, nenhum edital de chamamento para artistas locais havia sido publicado pela administração.

Leia também:

“Olha, gente... Durante anos trabalhamos para deixar tudo mais acessível, aberto e democrático. Aí, agora, no Parque de Exposições? As pessoas devem ocupar as praças, os parques, as ruas. Que tristeza.”, comentou o ex-secretário de Cultura, Victor Simião.

Após a repercussão negativa, representantes do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Maringá realizaram uma reunião com a classe artística da cidade sobre a Virada Cultural 2025.

Entre as sugestões de espaços públicos para realização do evento estão a Vila Olímpica e o entorno do Terminal Urbano. Agora, o município abrirá uma consulta pública, para que a população vote e defina o local da Virada deste ano e, de acordo com a Prefeitura, o edital para artistas já está sendo elaborado.

“Durante a reunião com a classe artística, houve a decisão de criar uma comissão para que possamos debater sobre o evento. Queremos promover uma Virada Cultural que seja uma experiência significativa para a população maringaense, construída em conjunto com a classe artística”, destacou o secretário de Cultura, Tiago Valenciano.

Entenda a polêmica

Na tarde da última quarta-feira (2), a Secretaria de Cultura de Maringá anunciou o cronograma da Virada Cultural 2025 pelo Instagram. No texto, a pasta destacava que o evento oferece programação gratuita e que tem “como objetivo democratizar o acesso à arte, valorizar os artistas locais e transformar Maringá em um grande palco aberto ao público”.

No entanto, a edição seria realizada no Pavilhão Azul do Parque de Exposições, sede da Sociedade Rural de Maringá (SRM), nos dias 2 e 3 de agosto. A publicação foi dominada por descontentamento sobre a escolha do local e reclamações sobre a ausência de editais para seleção de produtores culturais e artistas que se apresentarão no evento municipal.

“O conceito de Virada Cultural é ser na rua, aberto e democrático. Levar para um espaço fechado é privatização da cultura. E o edital pros artistas locais? Vão escolher as atrações como?”, indagou um dos comentários da publicação.

Em nota, a Prefeitura de Maringá justificou que a escolha do Parque de Exposições foi embasada no Diagnóstico da Cultura de 2023. O documento, no entanto, apenas aponta a Expoingá como o evento mais frequentado e lembrado pelo maringaense, sem citação direta à preferência pela sede da SRM para ações culturais.

A administração municipal também argumentou que a Praça Salgado Filho (Antigo Aeroporto), onde as atrações da Virada Cultural são tradicionalmente realizadas, não pode mais atender ao evento devido à proximidade com o Hospital da Criança — que fica a 1,9 km do local.

A nova data e local da Virada Cultural 2025 serão divulgados em breve.

Maringa.Com
Por Gabrielle Nascimento