O queniano Willian Kibor e a brasileira Joziane da Silva Cardoso foram os campeões da 42ª edição da Prova Rústica Tiradentes, realizada na manhã deste domingo (24), em Maringá. Kibor completou a prova de 10 quilômetros em 29′21′′, enquanto Joziane fez o tempo de 34′58′′. A prova reuniu mais de 3,1 mil atletas na categoria adulto. Joziane comemorou o bicampeonato na competição e elogiou a cidade. “Sou bicampeã da prova, é um prazer vir participar novamente, e melhor ainda sair vencedora. A cidade é linda, a corrida é muito bem organizada e estou muito feliz por estar aqui com esse prêmio”, afirmou. Outros dois quenianos, Bernard Kipsang Chumba ficou na segunda colocação e Elijah Chebonei em terceiro lugar. A quarta colocação ficou com o brasileiro José Magno dos Santos Mota, da equipe Edmilson Team e Paulo Alves dos Santos, da Run Body chegou na quinta colocação. No feminino, outra brasileira, Tatiana de Souza Araujo, ficou com a segunda colocação, seguida das quenianas Alicent Rutto e Sylvia Jepchirchir Kibiego, em terceiro e quarto lugar, e da brasileira Marcela Cristina Gomez Cordeiro, que ficou em quinto, competindo pela Acorremar/Caixa. Mais de 3 mil atletas disputaram a prova, que atraiu um grande público para a avenida 15 de Novembro, em frente à Prefeitura, no trecho de largada e chegada da competição. A competição foi acompanhada por um público numeroso e entusiasmado. Também participaram do evento autoridades e representantes de diversos segmentos da sociedade. O secretário de Esportes e Lazer, Rony Bergamasco, deu as boas-vindas aos atletas e agradeceu o público, o comando do 4º Batalhão da Polícia Militar e os demais parceiros da competição. “Mais uma vez estamos aqui com uma importante competição tradicional em Maringá, reunindo profissionais e corredores iniciantes no incentivo ao esporte”. Também prestigiaram a Prova Tiradentes o chefe de Gabinete, Luiz Carlos Manzato, o presidente da Câmara, Chico Caiana, os vereadores Belino Bravin e Negrão Sorriso, o comandante do 4º BPM, tenente-coronel Antonio Padilha, secretários municipais e convidados.
EstruturaO diretor da prova, Jorge Soriano Inocente, calcula em mais de 300 pessoas na organização do evento entre pessoal das secretarias municipais, equipes de apoio médico, estagiários e voluntários. “Iniciamos o atendimento aos atletas na sexta-feira, com a distribuição dos chips até o momento da premiação”, explicou. Durante a prova além dos veículos de apoio os atletas foram acompanhados durante todo o percurso por uma ambulância da Unimed, que também esteve no local da prova durante todo o dia para prestar atendimento médico aos competidores.
História A Prova Tiradentes é o evento esportivo mais tradicional de Maringá, movimentando milhares de corredores de todo país e competidores internacionais. Além do destaque com os atletas de alto nível a prova movimenta as equipes esportivas e os milhares de corredores amadores batendo recorde de inscritos a cada edição. A competição chega à 42ª edição com histórias que marcaram a Prova Tiradentes. Criada por iniciativa do 4º Batalhão, a prova foi disputada pela primeira vez em 1975. Foram ao todo 30 vencedores diferentes na categoria masculina, 24 brasileiros e seis estrangeiros e 27 ganhadores na prova feminina, 23 brasileiras e quatro atletas estrangeiras. As últimas edições têm sido dominadas por atletas africanos de países como o Quênia e Tanzânia, de grande tradição na modalidade. A prova teve início com percursos de 4.800 metros, passando para 6.000, chegando a ter na 20ª, 21ª e 22ª edição 12.000 metros, voltando posteriormente aos atuais 10 mil metros. No início a largada era na esquina da Avenida Getúlio Vargas com a XV de Novembro. Por volta das 20 horas, no dia 21 de abril do primeiro ano de realização da prova, aproximadamente 100 atletas participaram. As primeiras provas Tiradentes eram disputadas em 3 voltas, partindo na junção das duas avenidas e indo até a praça Presidente Kennedy, sendo contornada toda a rotatória e retornado ao ponto de partida no percurso de 4.800 metros. A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer (Sesp), assumiu a coordenação do evento em 1990 e sete anos depois a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAT) reconheceu a prova, que se tornou oficial para o órgão que desenvolve a modalidade no Brasil. Assim todo o percurso e as medidas se tornaram oficiais e os tempos passaram a ser válidos para o ranking nacional de corredores de rua. Apenas na 25ª edição, no ano de 1999, começaram a ser utilizados os chips para a cronometragem dos tempos de cada atleta. E a prova chegou a ser disputada em duas edições (1997 e 1998) na Avenida Tuiuti, com largada e chegada em frente ao atual Hipermercado Big. Entre os ilustres vencedores, nomes como Vicente Pimentel Dias, Elenilson Silva, os quenianos Titus Kibbi, Stanley Kipchirchir, o tanzaniano Ismael Juma Gallet, além do medalhista olímpico em Atenas 2004, Vanderlei Cordeiro de Lima. Na prova das mulheres, Marcia Narlock, Maria Zeferina Baldaia, Eunice Kirwa, Paskalia Chepkoirir e Marizete Paula Rezende foram as vencedoras de maior destaque nas 40 edições da Prova Tiradentes.
Serviço:A classificação geral da Prova Rústica Tiradentes será disponibilizada para consulta na Internet no site da Prefeitura de Maringá - www.maringa.pr.gov.br, no banner da prova ou direto no link http://venus.maringa.pr.gov.br/provatiradentes/