Passado e presente do vôlei maringaense se enfrentaram na quadra do Ginásio Chico Neto nesta quinta (4), quando o Copel Telecom/Maringá Vôlei enfrentou o Bento Vôlei/Isabela pela Superliga Masculina 2015/2016. No banco dos visitantes nesta noite estava um velho ídolo da torcida: Paulão, campeão olímpico em Barcelona/92 e um dos maiores ídolos do voleibol da cidade nos anos 90, é hoje o técnico da equipe gaúcha, e dividiu o banco com Carlão Mantovanelli, levantador que também deixou saudade no coração do torcedor de Maringá.A idolatria, no entanto, não impediu o torcedor maringaense de tomar partido. Ciente da importância do resultado deste confronto direto por uma vaga nos playoffs, mais de 2 mil pessoas estiveram presentes no Chico Neto para apoiar o Copel Telecom/Maringá Vôlei e manter viva a chance de terminar o 2º turno entre os oito melhores da tabela.Um jogador em especial entrou em quadra determinado a mostrar todo o potencial que tem: o japonês Tatsuya Fukuzawa, do Copel Telecom/Maringá Vôlei, recebeu nesta semana a visita do técnico da seleção japonesa, Masashi Nambu, e vive a expectativa de ser convocado para disputar o Pré-Olímpico Mundial no Japão, competição que vale vaga para as Olimpíadas do Rio/2016.
O JogoLá e cá. Essa foi a tônica do 1º set, marcado pelo equilíbrio. Os maringaenses saíram na frente, abrindo logo 2-0 no placar, mas os visitantes viraram para 10-12 na sequência. A vantagem foi trocando de mãos até o final, quando os comandados do técnico Horácio Dileo perdiam por 21-23, mas após uma boa sequência fecharam o set por 25-23 e saíram na frente.
A partida continuou no mesmo ritmo no set seguinte, com as equipes trocando pontos até o final do set, com o placar chegando a 20-20. No entanto, o Copel Telecom/Maringá Vôlei teve tranquilidade nos momentos decisivos e venceu também o 2º set, por 25-22, abrindo 2 a 0 no placar.O Bento Vôlei/Isabela voltou diferente no 3º set, ditando o ritmo do jogo desde o início, chegando a abrir uma liderança de cinco pontos. Com o placar marcando 13-18, o técnico Horácio Dileo recorreu ao banco de reservas. Com Elder Coutinho sacando no lugar de Exoce e o jovem Kaio na vaga do capitão Thiago Sens, o Copel Telecom/Maringá Vôlei reagiu. Optando por um saque tático, e apostando na distribuição do levantador Thiago Gelinski e nos ataques da dupla Fukuzawa e Luan, o time da casa virou o jogo e colocou dois de vantagem, abrindo 22-20. Os gaúchos, porém, não estavam dispostos a abrir mão da partida, e igualaram o marcador em 24-24 após um excelente saque do central Giovanni. Mas, apoiado pela torcida, os maringaenses novamente cresceram no momento decisivo e venceram por 28-26, 3 sets a 0."Era um jogo de seis pontos contra um adversário direto pela classificação para os playoffs, então foi uma vitória muito importante dentro de casa", afirma o levantador Thiago Gelinski, que levou o Troféu Viva Vôlei ao ser eleito o melhor da partida. "Temos uma sequência de mais dois jogos em casa, e conquistar esses três pontos com o apoio da torcida é algo que nos dá confiança", completa.Um dos destaques na vitória desta quinta (4) foi o ponteiro Tatsuya Fukuzawa. Autor de 15 pontos, o Japonês Voador chamou a atenção não somente nos ataques, mas também no bloqueio, e espera que a excelente atuação o ajude na briga por uma vaga na seleção japonesa. "Estou muito feliz. Precisávamos ganhar esse jogo, então entramos muito concentrados e jogamos bem. Partidas como esta podem me ajudar a voltar para a seleção japonesa. Foi bom para o time, e para mim", acredita. Com a vitória, o Copel Telecom/Maringá Vôlei chega a 14 pontos, seis a menos que o São José dos Campos, o último colocado do G8. Os maringaenses, no entanto, têm um jogo a menos. Uma vitória contra o Vôlei Brasil Kirin, de Campinas, no próximo dia 19, deixaria o time de Horácio Dileo a apenas três pontos da zona de classificação para os playoffs. Mas antes o time paranaense encara o Voleisul/Paquetá Esportes, de Novo Hamburgo, outro concorrente direto por uma vaga nas quartas-de-final, no próximo sábado (13), no Ginásio Chico Neto.