SEGURANÇA

Setran prepara implantação do Projeto Salva Vidas

Fiscais do Inmetro - Instituto Nacional de Metrologia - estarão em Maringá nesta terça-feira, dia 14, para realizar a aferição de seis aparelhos controladores eletrônicos de velocidade, que passarão a operar efetivamente na cidade a partir de quarta-feira, dia 15.

Os aparelhos vinham funcionando em sistema de teste desde o início deste ano.

Durante esse período a Secretaria Municipal dos Transportes (Setran) vinha alertando os motoristas infratores por meio de correspondências com informações educativas enviadas às residências de cada um.

De acordo com estatísticas da Setran, desde o dia 16 de janeiro foram enviados comunicados e alertas para 1.960 condutores de veículos.

Desse total, 578 - cerca de 30% - são motociclistas que passaram acima da velocidade permitida nos pontos onde há controladores eletrônicos.

O número de motociclistas infratores preocupa a Setran, já que a frota de 159.877 veículos registrados em Maringá é composta por 24.670 motocicletas.

Os automóveis compõem 91.150 veículos do total da frota, enquanto o restante - 66.480 veículos - são representados por caminhões, ônibus, microônibus, tratores, triciclos e quadriciclos.

"A partir desta quarta-feira, os condutores de motos, carros e qualquer outro veículo que abusarem da velocidade serão notificados, terão de recolher a multa correspondente à infração e arcarão com as conseqüências das leis impostas pelo Conselho Nacional de Trânsito", diz o secretário dos Transportes, Valdir Pignata.

CÓDIGO DE TRÂNSITO: Os seis aparelhos controladores eletrônicos de velocidade estão instalados nos pontos considerados críticos do trânsito maringaense.

"A médio prazo os aparelhos serão distribuídos em sistema de rodízio por outros 40 pontos da cidade, completando a estrutura montada para o projeto Salva Vidas no Trânsito", destaca o gerente de engenharia de tráfego da Setran, Gilberto Púrpur.

Conforme o projeto, os motoristas que passam pelos equipamentos de controle acima da velocidade máxima permitida para o local - na maioria dos casos, 60 km/h - serão punidos de acordo com os incisos do artigo 218 do Código de Trânsito Brasileiro.

A multa prevista para esses casos vai de R$ 127,69 mais a perda de cinco pontos na carteira para o motorista que passar de 20% da velocidade máxima permitida para o local (infração grave) até R$ 574,56 mais a perda de sete pontos na CNH e a suspensão do direito de dirigir para velocidade superior a 50% da máxima permitida (infração gravíssima).

As ações adotadas pela Setran receberam aprovação de moradores e lideranças de toda a comunidade como forma de conter os acidentes, especialmente com motociclistas no perímetro urbano.

"Essas ações contribuem para a redução do número de acidentes, mas a totalidade do problema só vai ser solucionada mesmo quando os condutores de carros e motos se conscientizarem da necessidade de mudança de comportamento no trânsito e pararem de abusar da velocidade", conclui o secretário.

(BOX)

Acões da Setran diminuem número de mortes

Conforme boletim comparativo dos acidentes de trânsito, elaborado pela Setran em parceria com o 4º Batalhão de Polícia Militar, em 2005 ocorreram 2.877 acidentes sem vítima em Maringá.

O número mostra uma diminuição de 6% em relação a 2004, quando aconteceram 3.070 acidentes sem vítima.

Em compensação os acidentes com vítima em 2005 foram 12% superiores que o ano anterior: 2.736 contra 2.447.

Apesar do número maior de vítimas, os óbitos em 2005 diminuíram 25% em relação a 2004: foram 59 mortes no ano passado e 79 em 2004.

A mesma proporção ocorreu em relação ao número de atropelamentos no município: foram 310 em 2005 - com 63 óbitos - contra 290 atropelamentos e 85 óbitos em 2004.

Mais informações: 3901-1717 (Secretaria dos Transportes)

Pmm