As entidades que participam da 20ª Festa da Canção realizam os últimos preparativos das barracas gastronômicas para o evento, que começa nesta sexta-feira (17) e segue até o dia 26 de abril no Centro de Convivência Deputado Renato Celidônio, ao lado da Prefeitura. Serão 14 entidades responsáveis pelos cardápios servidos na festa, que contará também com a participação dos artesãos de Maringá e apresentações culturais gratuitas em todos os dias de programação. No ano passado a promoção arrecadou R$ 1.154.138,46 e a expectativa deste ano é alcançar um valor 20% superior. As entidades que vão participar da festa neste ano são: AFIM, AMARAS, Casa de Emaús, Associação Nossa Senhora do Sião, Casa Bezerra de Menezes, Casa de Nazaré, Abrigo Deus Cristo e Caridade, Asilo São Vicente de Paulo, Pastoral da Criança, Casa Aliança Misericórdia, Casa do Oleiro, Adevimar (Lions Clubs), Recanto Espírita Somos Todos Irmãos e o Provopar. Nesta semana houve ainda treinamento na distribuidora de bebidas, a fim de atender a demanda das barracas. A Prefeitura de Maringá e as entidades mantém uma parceria de sucesso na organização da Festa da Canção. Desde 2012 a Prefeitura é responsável pelo custeio de 100% da instalação das barracas, permitindo dessa forma a realização da festa de modo padronizado e sem gastos para as instituições. “A contribuição dessa festa, que já é uma tradição no município, vai além da parte financeira, englobando também a interação da comunidade com o trabalho dessas entidades. A presença das pessoas na festa contribui para a sustentabilidade dessas entidades, com o desenvolvimento dos projetos dessas instituições”, destaca a secretária interina da SASC, Rosa Maria Marques de Souza. Ela observa também o lado voluntário da promoção. “A festa é bastante trabalhosa e as pessoas que trabalham nas barracas são todas voluntárias. Tudo o que entra financeiramente é voltado para a entidade”, pontua. “Sem a comunidade, não chegamos a lugar algum”.
Festa da CançãoA Festa da Canção foi instituída pela lei municipal 330/92 para que as entidades assistenciais busquem alternativas de recursos financeiros para a manutenção de suas atividades. O evento é coordenado pela SASC em parceria com as secretarias da Administração, Desenvolvimento Econômico, Cultura e Serviços Públicos e também tem o objetivo de integrar a comunidade.
Participantes e cardápio:Barraca Country (AFIM) - PanquecasBarraca Valsa (AMARAS) - Porções em geralBarraca Casa de Emaús - Exposição de floresBarraca Samba (Associação Nossa Senhora do Sião) - Pacú/BovinoBarraca Jazz (Casa Bezerra de Menezes) - Batata RecheadaBaraca Fado (Casa de Nazaré) - BacalhauBarraca Ula-Ula (Abrigo Deus Cristo e Caridade) - Piapara/Pernil AssadoBarraca Bossa Nova (Asilo São Vicente de Paulo) - PastelãoBarraca Xote (Pastoral da Criança) - Costela RecheadaBarraca Pop Rock (Casa Aliança Misericórdia) - CachorrãoBarraca Salmos (Casa do Oleiro) - Frango Capotado
Barraca Forró (Adevimar - Lions Clubs) - SorvetesBarraca Sertaneja (Recanto Espirita Somos Todos Irmãos) - Comida MineiraBarraca Guarânia (Provopar) - Pastel
Confira a programação musical da Festa da Canção17/04/ - Sexta-feira19h às 22h Banda Beats (repertório com axé, dance, pagode etc.)18/04 - Sábado19h às 22h Cleber Netto e Banda Beats (repertório de música latina)19/04 - Domingo 19h às 22h Tercílio Men e Banda (repertório com tangos e boleros)20/04 - Segunda-feira19h às 22 Banda Beats (repertório de MPB)21/04 - Terça-feira 19h às 22h Ticão e Banda (repertório com chorinhos e samba)22/04 - Quarta-feira19h às 22 Forró Beats (forró)23/04 - Quinta-feira 19h às 22h Banda Babilônia 80 e Rock Beats (repertório Pop Rock)24/04 - Sexta-feira 19h às 22h Banda Tua Palavra (Gospel)25/04 - Sábado19h às 22h Lucas Trentim e Banda (repertório sertanejo)26/04 - Domingo19h às 22h Celebrate e Banda Beats (repertório dos anos 60, 70 e 80)