GERAL

Movimento quer material didático nas escolas em 2006

Conforme o CTB, é obrigatória a inserção da educação de trânsito dentro da sala de aula, a partir de 2006, desde a educação infantil até o ensino superior.

Essa é uma determinação legal, que nem sempre é cumprida.

Para facilitar a inclusão, várias editoras estão lançando as coleções Educando Crianças para o Trânsito, destinadas ao ensino fundamental.

O coordenador do Movimento Maringá Sem Violência, Lindolfo Junior, argumenta que ”o Código de Transito Brasileiro, precisa ser respeitado”.

Segundo ele, “as crianças desta faixa etária (4 a 14 anos) estão em perigo, precisamos alertá-las, conscientizá-las e prepará-las para que no futuro tenhamos um trânsito mais humano”.

Lindolfo Diz que já existem Kits de materiais didáticos composto por vídeos, contendo quase 50 situações interativas, uma dezena de manuais para o professor, dois CD-Rom e mais de dez cartazes temáticos, à disposição do Poder Público.

Só depende de vontade política, diz o mobilizador, destacando que “o material é de fácil manuseio e utiliza ferramentas que todas as escolas dispõem”.

Para Elaine Sizilo, pedagoga supervisora de uma das coleções, “o método respeita e explora as diferenças locais e regionais, é de fácil aplicação e garante o total envolvimento e participação do aluno”.

Lindolfo lembra ainda que a câmara municipal elevou o orçamento da Setran, para o ano que vem.

Pmm