GERAL

Termo de cooperação amplia podução de livros em braile na Penitenciária Estadual de Maringá

O Sistema Penitenciário do Paraná está ampliando a produção de livros didáticos e literários em braile destinados aos alunos da rede de ensino pública estadual.

A partir da assinatura do termo de cooperação, que será realizada hoje (20), às 10 horas, na sala de Reuniões do Paço Municipal, presos da Penitenciária Estadual de Maringá (PEM), vão produzir o material.

A solenidade contará com a presença do prefeito de Maringá, Silvio Barros, dos secretários de Estado Aldo Parzianello (Justiça e Cidadania) e Maurício Requião (Educação).

As duas pastas são parceiras no projeto.

Com a ampliação da produção dos livros em braile, praticamente 100% da demanda das crianças com deficiência visual da rede pública do Paraná será atendida.

“É uma ação dentro do Sistema Penitenciário que reduz a reincidência do preso, devolve sua dignidade e esperança, além de trabalhar o processo de reintegração social enquanto cumpre a pena”, explicou Parzianello.

A doação das impressoras braile foi realizada pelo secretário Maurício Requião para ampliar a distribuição desse material às crianças cegas.

“Há uma sensibilidade do secretário da Justiça e da Cidadania em desburocratizar processos e estabelecer parcerias que recuperem o preso por meio desse trabalho social com a Educação“, ressaltou Maurício.

Ele anunciou que estão previstos convênios futuros entre as duas Secretarias, na confecção de camisetas para programas da Educação, tabuleiros de xadrez e a outros materiais, produzidos no Sistema Penitenciário.

EM MARINGÁ: vinte e um detentos da Penitenciária Estadual de Maringá (PEM), realizam a produção desses livros e confecção de matrizes em relevo, desde 2004.

Até o fim do ano, esse mesmo grupo deve apresentar os livros falados em CDs que serão distribuídos aos alunos com deficiência visual, por meio do Centro de Apoio Pedagógico para Atendimentos às Pessoas com Deficiência Visual (CAP), da Secretaria de Educação.

Outro termo de cooperação assinado entre as duas Secretarias prevê o conserto e manutenção de computadores das escolas públicas do Estado.

Internos da PEM serão responsáveis pelo trabalho, que representará redução de custos para o Governo e da pena dos detentos, capacitados para essa função por meio de cursos profissionalizantes realizados na penitenciária.

Pmm