GERAL

CAPSad promove festa natalina e comemora abstinências

A direção do Centro de Atenção Psicossocial para Atendimento de Pacientes com Dependência de Álcool e outras Drogas (CAPSad) estará promovendo nesta sexta-feira, dia 16, uma cerimônia em comemoração à alta médica de 30 pacientes.

A cerimônia, que terá apresentações teatrais e de corais natalinos como atração, está prevista para as 19h no auditório Hélio Moreira, anexo ao Paço Municipal.

Vinculado à Secretaria Municipal da Saúde, o CAPSad atende mensalmente, em média, 200 pacientes com dependência de álcool e outras drogas.

O serviço é prestado em uma ala do Hospital Municipal Thelma Vilanova Kasprovicz, com a finalidade de combater a problemática atual em relação ao consumo de drogas.

TRATAMENTO DIFERENCIADO: a utilização de terapêuticas adequadas proporciona meios e instrumentos para que os dependentes possam encontrar um momento de reflexão diante do problema enfrentado.

Os métodos de tratamento se diferenciam das formas normalmente utilizadas, onde dependentes de drogas são tratados da mesma maneira que outros detentores de transtornos mentais.

O tratamento visa trabalhar todas as dificuldades de vida do dependente, como, por exemplo, o baixo limiar, a frustração, a pouca tolerância às normas e horários, a onipotência e a manipulação.

Ao mesmo tempo, o dependente é estimulado a perceber a importância do respeito ao outro e a necessidade de reaprender a conviver em grupo e a resgatar sua auto-estima.

CAMPEÃO DE CONSUMO: conforme estatísticas, o álcool ocupa hoje o primeiro lugar entre as drogas mais consumidas no Brasil e atinge em média 10 por cento da população.

Por ser a droga mais consumida, no Brasil haveria hoje entre 12 e 15 milhões de dependentes, em graus variados de compulsão.

Na região noroeste do Paraná existiriam mais de 200 mil dependentes de álcool, sem considerar o número de usuários de outras drogas.

Dados do relatório da Organização Mundial de Saúde, referente aos prejuízos causados pelo uso de álcool e outras drogas, são alarmantes.

Eles acusam que mais de 60 por cento dos acidentes de trabalho são causados pelo consumo de álcool; 70% dos acidentes de trânsito; 60% das ocorrências policiais; mais de 30% dos pedidos de divórcio; mais de 43% dos suicídios; 80% dos menores abandonados provêm de famílias de pai ou mãe alcoolista; alta porcentagem de homicídios; alto índice de desemprego; aposentadorias precoces; encostamento pelo I.N.S.S.; diminuição da produtividade do país em 30%, totalizando um prejuízo ao país de mais de 10 bilhões de dólares anuais.

Ainda de acordo com a OMS, a dependência de drogas é uma doença bio-psico-social responsável pela terceira principal causa de morte no mundo.

Pmm