GERAL

Aumenta número de candidatos para eleições das escolas municipais

Comparada à estatística de candidatos a diretores no biênio 2004-2005 das escolas municipais em relação ao biênio 2006-2007, o número de candidatos aumentou de 64 para 83 nesta administração.

De acordo com a secretária da Educação, Norma Deffune Leandro, esta é a prova de que a criação da lista tríplice foi bastante eficaz.

O processo de eleição nas escolas estaduais, que não utilizou o critério de lista tríplice, neste ano, apresentou um número reduzido de candidatos.

Das 39 escolas estaduais, 30 apresentaram apenas candidato único e 9 delas apresentaram dois ou mais candidatos.

A secretária da Educação reforça que a lista tríplice assegura uma maior renovação de gestores, evitando uma repetição do histórico das eleições escolares anteriores em que primavam por apenas um candidato.

“A grande preocupação da administração municipal é abrir possibilidade para a participação de candidatos ao pleito de diretores”, disse a professora Norma.

A secretária ressalta que muitas vezes uma eleição que não exija a lista tríplice, gestores em potencial deixam de se candidatar por insegurança ou mesmo para não gerar uma situação de conflito entre os colegas de trabalho.

“A lista tríplice possibilita uma maior rotatividade de líderes, por isso é positiva”, conclui.

Lei Complementar: a Lei Complementar nº 585 de 29 de novembro de 2005, de autoria do Poder Executivo e aprovada pela Câmara Municipal de Maringá, dá nova redação aos artigos 27 e 28 da Lei Complementar nº 272/98.

O documento estabelece que a participação no Seminário de Gestão Escolar (realizado recentemente) é pré requisito para que o profissional da Educação exerça a função de diretor em escolas municipais, centros municipais de educação infantil e centros de educação infantil .

O mandato de diretor terá diretor duração igual a dois anos letivo e será permitida uma recondução.

Outra alteração na Lei Complementar é que a função de direção nas escolas de ensino fundamental só será exercida por professor ou especialista do quadro de magistério, escolhido em lista tríplice composta por meio de pleito direto e secreto e no qual, em cada escola, será realizada com o mínimo de três candidatos e cada eleitor tem direito a votar em dois desses candidatos.

Eleições: as eleições de diretores para escolas municipais serão realizadas no próximo dia 15, das 8 às 21 horas, nas escolas municipais.

Poderão votar alunos com mais de 16 anos, pais de alunos e profissionais da educação.

Pmm