SEGURANÇA

Nova Central de Alarme reduz número de ocorrências

A Central Receptora de Alarmes da Prefeitura de Maringá, que monitora todos os prédios públicos do município, foi reformada e transferida para o centro da cidade.

Depois de quase dez anos funcionando de maneira precária no Jardim Alvorada, a central foi instalada no Centro de Convivência Comunitário Deputado Renato Celidônio (praça da prefeitura), ao lado do Paço Municipal, além de informatizada e otimizada.

A mudança visa proporcionar mais segurança ao patrimônio público e agilizar ainda mais o monitoramento, além de melhorar a segurança da população.

As melhorias já trouxeram benefícios, segundo informação da Vigilância Municipal, que informou que há três meses não é registrada nenhuma ocorrência de furtos ou arrombamentos em prédios públicos, incluindo Escolas Municipais e Centros Municipais de Educação Infantil.

De acordo com os registros, antes da mudança a média era de três ocorrências/mês.

Equipamentos de informática eram o principal alvo dos ladrões, o que já causou grandes prejuízos aos cofres públicos.

A nova Central de Alarme funciona 24 horas.

Para facilitar o monitoramento a cidade foi divida em quatro regiões e, além dos vigilantes fixos na central, durante toda noite é feito um monitoramento móvel.

O trabalho preventivo é realizado por duas equipes, com oito vigilantes de carros e motocicletas.

A demora média de deslocamento de uma viatura é de, aproximadamente, cinco minutos.

A capacidade da nova central é 12 vezes maior que a antiga, com 140 pontos monitorados 24 horas.

Mas a capacidade da unidade é de até 600 pontos de monitoramento.

Além disso, recentemente o setor recebeu quatro novas motocicletas, ampliando para oito o número de viaturas.

NA PRAÇA: com a implantação da Central Receptora de Alarmes, o Centro de Convivência e até mesmo a Praça da Catedral terão mais segurança.

Os problemas mais freqüentes encontrados no local eram pequenos furtos, pessoas consumido álcool e drogas, andarilhos, falta de segurança nos eventos realizados na praça, prostituição, tráfico e vandalismo.

Outra vantagem é que a central vai fornecer informações também aos turistas fora do horário de atendimento do Paço Municipal.

Pmm