RECICLAGEM

Empresas fecham parceria para plano de gestão do lixo.

As empresas que forma o Núcleo Setorial de Uniformes, da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM) terão o apoio do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PR) para a implantação do Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS), previsto em lei.

A empresa contratada para auxiliar as empresas a dar um destino correto a dezenas de quilos de retalhos de tecido produzidas mensalmente é o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Pelo contrato, assinado no início deste mês, as sete indústrias de uniforme filiadas ao Núcleo terão 80% do valor subsidiados pelo Sebrae através do programa Sebraetec.

O consultor do Sebrae-PR, Élvio Saito, lembra que a gestão do lixo está prevista na lei federal promulgada em 2010, que estabelece a logística reversa - retorno de produtos e embalagens ao setor produtivo após o consumo.

“O PGRS tem como foco a minimização da geração destes resíduos, com posteriores ações voltadas a sua reutilização, reaproveitamento e reciclagem, assim como nas tecnologias de tratamento e de sua disposição final que assegurem a não contaminação dos solos e o lençol subterrâneo, bem como no atendimento à legislação pertinente”, ressalta Saito.

Boa parte dos retalhos produzidos nas empresas associadas do Núcleo de Uniforme já é reaproveitada como ‘recheio’ de edredom e cobertas por outras indústrias. Mas as sobras de tecido não são a única preocupação dos empresários. Giovana Bergamasco, proprietária da Ponto dos Uniformes, ressalta que as empresas que oferecem o serviço de estamparia precisam dar destino correto as embalagens de tintas e estar atentas ao tratamento de efluentes.

O empresário Sirço da Silva, da Uniformes Bruna, também espera conseguir reduzir outros tipos de resíduos com a implantação do PGRS como, por exemplo, o número de copos descartáveis utilizados pelos funcionários. “O objetivo principal é dar o destino correto aos resíduos, mas também é possível adotar práticas que gerem menos lixo”, diz.

Por meio da parceira, os empresários do ramo de uniformes também vão receber consultoria para lançar os dados no programa disponibilizado pela Prefeitura de Maringá que comprovem o cumprimento da legislação.

O Núcleo Setorial de Uniformes é composto pela seguintes empresas: Adere Uniformes, Art Stampa, Liduniformes, Ponto dos Uniformes, Qualiforme, Uniformes Bruna e Uniformes Paraná.