ENERGIA

Preço de energia terá reajuste no Paraná a partir de segunda-feira (24).

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou nesta quinta-feira (20) um reajuste de 1,4% nas tarifas de energia da Copel para reposição de custos operacionais da empresa. Este foi o índice aprovado pelo Governo do Estado, controlador da Companhia. A Aneel também autorizou que seja repassado à tarifa no Paraná um reajuste de 13,21% referente, principalmente, ao custo do uso de usinas térmicas. O reajuste será aplicado a partir de segunda-feira (24).

O intenso uso de usinas térmicas causou o principal impacto no reajuste, já que a energia das térmicas tem custo maior. Com a estiagem, as térmicas foram muito usadas no ano passado e, segundo a Aneel, continuarão em uso intenso neste ano. Outro impacto foi o do leilão de energia de 2008, em que o governo federal ofereceu apenas energia proveniente de usinas térmicas.

“Grande parte deste impacto é fruto da política do setor que privilegiou a construção de hidrelétricas sem reservatórios, deixando o setor vulnerável às condições de estiagem e obrigando o sistema a fazer uso das usinas térmicas”, diz Vlademir Daleffe, diretor de Distribuição da Copel.

Ainda dentro dos 13,21%, estão compensações financeiras e impacto da variação cambial do dólar sobre a energia da Usina de Itaipu.

Mesmo com este reajuste, a tarifa da Copel apresenta uma redução de 0,4% nos últimos dois anos, pois houve redução da tarifa de 0,65% em junho do ano passado e redução de 14,36% em janeiro último.

LUZ FRATERNA

Entre ações para garantir tarifas menores para a população, o Governo do Paraná enviará para a Assembléia Legislativa na semana que vem projeto de lei para aumentar de 100 kWh para 120 kWh o teto de consumo mensal que permite às famílias de baixa renda participarem do programa Luz Fraterna, em que a conta de luz é quitada pelo governo estadual. Com a medida, o atendimento do programa deve passar de 160 mil famílias para mais de 220 mil famílias em todo o Estado.

Já a tarifa noturna com desconto de 60% foi mantida até dezembro de 2014, medida aprovada na reunião do Conselho de Administração da Copel desta quarta-feira (19).

Este reajuste da tarifa no Paraná faz parte do calendário anual da Aneel de reajuste em todo o País, com data-base diferenciada para cada concessionária. Em abril, houve reajuste da Cemig, em Minas Gerais, e da CPFL Paulista, em São Paulo. A Eletropaulo terá reajuste em julho; a Celesc (SC) em agosto; e a CEEE (RS) em outubro. A Light, no Rio de Janeiro, terá reajuste em novembro.