MEIO AMBIENTE

Dia Internacional de Proteção reúne defensores

No "Dia Internacional da Preservação da Camada de Ozônio", última sexta-feira (16), a Secretaria do Meio Ambiente e Agricultura de Maringá (Semaa), promoveu uma reunião técnica sobre o Plano Nacional de Eliminação de CFC (clorofluorcarbono).

O evento foi um dos primeiros realizados em todo o país a reunir especialistas do Ibama, Tecpar e Ministério Público para proferirem palestras e darem esclarecimentos sobre o tema.

A reunião foi direcionada a empresários do ramo de refrigeração, técnicos que atuam na fiscalização e no controle ambiental e membros de organizações.

Em parceria com o SIVAMAR (Sindicato dos Lojistas do Comércio Varejista de Maringá), Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Metalúrgicas de Maringá e região, entidades, SENAI, SESC, CREA e prefeituras da região, o encontro também teve como enfoque a campanha nacional "Proteja a Camada de Ozônio, ela protege você".

Segundo a diretora do Meio Ambiente da Semaa, Lídia Maróstica, a reunião foi uma oportunidade para esclarecer dúvidas sobre as portarias 158 e 159 de 2004 do Ministério do Meio Ambiente (que determinam como deve se dar a utilização dos gases), além de debater a possibilidade de incluir a região na programação de treinamentos e na entrega de equipamentos coletores de CFCs promovida pelo Governo Federal.

"Também discutimos ações de proteção e preservação ambiental que vêm sendo adotadas em comemoração ao 'Dia Internacional da Preservação da Camada de Ozônio'", explica.

Programa federal de treinamento: até 2007, o Ministério do Meio Ambiente e o Senai deverão capacitar cerca de 35 mil técnicos em todo o país em um treinamento do Programa Brasileiro de Eliminação da Produção e Consumo das Substâncias que Destroem a Camada de Ozônio.

O treinamento terá um investimento de US$ 3,7 milhões da GTZ (Sociedade Alemã de Cooperação Técnica).

Ao todo, o programa conta com um investimento de US$ 27 milhões para eliminar os CFCs.

É o que determina o Protocolo de Montreal, do qual o Brasil é signatário.

O objetivo é capacitar os refrigeristas para o correto manuseio dos CFCs, qualificando a mão-de-obra, além de instruir os técnicos sobre a manutenção geral e preventiva dos refrigeradores e o uso correto de outros equipamentos.

A meta para este ano é treinar 5 mil refrigeristas nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Bahia, Ceará e Rio Grande do Norte.

Pmm