PREFEITURA

Entrada principal do Paço é liberada ao público

O acesso principal ao prédio da Prefeitura de Maringá está liberado ao público desde a manhã de terça-feira, dia 6.

Junto com a nova escada, localizada em frente à Avenida XV de Novembro, foi liberada também a rampa de acesso para portadores de deficiência, que passou por um processo de remodelamento.

Com as alterações realizadas pela Secretaria do Desenvolvimento Urbano, Planejamento e Habitação (Seduh), a rampa passa a ser mais ampla, com oito metros de comprimento e de aclive mais suave, com 8% de inclinação.

"Com essas especificações a obra agora atende às normas técnicas de engenharia e foi aprovada pela associação dos portadores de deficiência", assegura o engenheiro civil da Seduh, Carlos Augusto Campelo Lopes.

Algumas alterações para facilitar o acesso de deficientes também foram executadas no novo calçamento em paver, construído no trajeto entre a Avenida Duque de Caxias e a Praça Renato Celidônio.

Nas duas esquinas foram adaptadas rampas especiais para usuários de cadeiras de rodas com aclive mais suave e menor desnível entre o meio-fio e a camada asfáltica.

"Isso vai evitar impactos verticais nas cadeiras e exigir esforço menor para o usuário acessar a rampa", afirma o engenheiro.

Entre as duas extremidades da calçada, o revestimento em paver ganhou também dois filamentos de piso podotátil em alto relevo.

Uma das linhas serve de alerta e a outra oferece noção direcional, facilitando a locomoção de pessoas portadoras de deficiência visual.

Junto aos troncos das árvores que ocupam toda a extensão da calçada foi executado um projeto paisagístico, realizado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

Os canteiros de 3 metros por 2,5 metros receberam plantas ornamentais e as duas árvores tipuanas que precisaram ser removidas foram substituídas por mudas da mesma espécie.

REVITALIZAÇÃO: o projeto de restauração da entrada principal do Paço exigiu também o trabalho de impermeabilização e drenagem do fosso localizado abaixo da escada e que vinha provocando infiltração na garagem, situada no subsolo do prédio da Prefeitura.

A laje teve de ser rebaixada e o piso preenchido com materiais adequados para conter a infiltração.

No mês passado a Prefeitura concluiu também os serviços de reparos na cisterna localizada no subsolo do prédio.

O reservatório de água com capacidade para 50 mil litros vinha sofrendo efeitos de corrosão e desgaste da manta interna de impermeabilização.

O problema de recalque foi solucionado por meio de injeção de nata de cimento fluída pressurizada no solo.

A próxima etapa do projeto de revitalização do Paço Municipal prevê o selamento dos vidros da fachada que apresentam infiltração através das juntas , serviços de reparo na cobertura metálica sobre as rampas internas e colocação de exaustores eólicos no teto do prédio.

Mais informações: 3221-1297 (Seduh)

Pmm