SEGURANÇA

Profissionais da ANAC fazem treinamentos de planos de emergência no Aeroporto de Maringá

Profissionais da Agência Nacional de Avião Civil – ANAC – estão em Maringá preparando com aulas teóricas e práticas o Corpo de Voluntários de Emergências e Exercício de Emergência Aeronárutica – CVE - para prestar atendimento de primeiros socorros em caso de acidentes no Aeroporto de Maringá. O treinamento, que teve início nesta segunda e vai até a sexta-feira, é coordenado pelo gerente de Operações e Segurança, Fernando Pires de Morais.

O objetivo do Corpo de Voluntários de Emergências, formado por pessoas que pertencem à comunidade aeroportuária, que através do treinamento estarão aptas para atenderem uma possível emergência socorrendo as vítimas, salvando vidas e auxiliando o trabalho dos bombeiros, médicos e socorristas.

O superintendente do Aeroporto de Maringá, Marcos Valêncio, ressalta a importância do treinamento para as pessoas que trabalham e interagem com as atividades diárias no aeroporto. “Esperamos nunca precisar usar estes conhecimentos, pois um acidente aéreo tem consequências graves, porém, se ocorrer uma tragédia dessas em Maringá teremos pessoas com treinamento para ajudar a amenizar os danos que podem ser causados”.

Simulação de Acidente

Nesta sexta-feira (15) será realizada, no pátio do Aeroporto, uma simulação de acidente para colocar em prática as aulas teóricas. O exercício envolverá também outras instituições de fora do aeroporto, como alunos dos cursos de enfermagem e farmácia da Uningá, hospitais, Corpo de Bombeiro, Polícia Militar, SAMU, SIATE, SALVAR e VIAPAR.

O objetivo principal do simulado é colocar em prática os planos de emergência do Aeroporto de Maringá e aferir o tempo de resposta das operações realizadas, além dos sistemas disponibilizados e os recursos envolvidos caso ocorra um acidente.