SEGURANÇA

Após tragédia em Santa Maria, Corpo de Bombeiros fará vistoria das casas noturnas em todo Estado

Após o incêndio ocorrido na casa noturna Kiss, em Santa Maria (RS), na madrugada deste domingo (27), que até o momento deixou 231 mortos e centenas de feridos, o Corpo de Bombeiros verificará a situação estrutural e legal das casas noturnas e estabelecimentos públicos em todo o Paraná.

As vistorias começam na semana que vêm, mas em até 30 dias, as casas noturnas devem informar, na fachada, a lotação máxima. Segundo o governador, Beto Richa, os estabelecimentos que não estiverem dentro da legislação ou não cumprirem as normas de exigência dos bombeiros serão notificados e, quando for o caso, lacrados pelas prefeituras e pelo Ministério Público.

As características que os bombeiros verificarão serão a existência de portas e saídas de emergência, com barras antipânico; extintores de incêndio dentro da validade; iluminação de emergência; revestimento de pisos e paredes com certificação; e sistema contra incêndio por hidrantes, dependendo do tamanho do local.

Os estabelecimentos devidamente vistoriados e aprovados deverão fixar na fachada uma placa de um metro quadrado, contendo a capacidade máxima indicada pelos bombeiros. Esta determinação é de caráter imediata. “Deve haver conscientização dos empresários das casas noturnas para que não ultrapassem a capacidade de pessoas”, reforçou Pombo.

Apoio - No último domingo, uma aeronave modelo Caravan do Governo do Paraná foi deslocada até Santa Maria (RS), a pedido do governador, para apoiar o transporte de pacientes, vítimas de um incêndio em uma casa noturna. O avião foi adaptado para transportar até seis passageiros e ficará à disposição das equipes médicas do Rio Grande do Sul enquanto houver necessidade de deslocamento de vítimas do incêndio.

Prevenção – Richa lembrou que a prevenção é a melhor maneira para salvar vidas e destacou projetos implantados no Paraná. O Programa Brigada Escolar - Defesa Civil na Escola, prevê a estruturação adequada das escolas e a capacitação dos gestores escolares para dar mais segurança dentro do ambiente escolar. Há aproximadamente um ano e meio de existência, o programa já atendeu mais de 1.700 escolas estaduais.